Banhistas que desobedecerem as orientações do Corpo de Bombeiros e nadarem ou mergulharem em áreas proibidas na orla de Pernambuco por causa do risco de ataques de tubarões podem agora ser detidos e levados à delegacia.
É o que determina um decreto assinado pelo governador João Lyra Neto (PSB-PE) no final de julho que altera um outro decreto, de 1999. O documento da época já proibia a prática de surf, body boarding e outras atividades náuticas na faixa litorânea entre os municípios de Olinda (norte) e Cabo de Santo Agostinho (sul), trecho que inclui a praia de Boa Viagem, no Recife.
Agora, também estão proibidos mergulho e natação, exceto em áreas protegidas pelos arrecifes naturais. Os trechos em que há risco de ataque de tubarão são sinalizados com placas e bandeiras vermelhas na areia.
Com a alteração na regra, a Secretaria de Defesa Social explica que o banhista que desrespeitar a orientação dos bombeiros deverá ser encaminhado a uma delegacia, onde assinará um termo circunstanciado de ocorrência por desobediência.
De acordo com a secretaria, a alteração no decreto aconteceu depois que um bombeiro ouviu de um banhista que fazia pesca submarina atrás da barreira de arrecifes que não precisava sair da água porque a lei restringia apenas as práticas de surf e body boarding.
O litoral pernambucano é conhecido pelo alto índice de ataques de tubarões. Nos últimos 22 anos, 59 pessoas foram atacadas no Grande Recife e 24 delas morreram, segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões. O último caso aconteceu em julho do ano passado.
Desde o final de julho, uma organização não governamental dos Estados Unidos, a Ocearch, está no litoral do Nordeste capturando, marcando e devolvendo ao mar tubarões. O objetivo dos pesquisadores é monitorar esses animais e estudar a rota que eles seguem. Com as informações coletadas, pode ser possível encontrar medidas para evitar novos ataques.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora