Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Cindacta suspende serviço no Aeroporto de Maringá

Os pilotos de aeronaves que chegam ao aeroporto de Maringá não receberão mais as informações sobre as condições do vento para o pouso. A suspensão desse serviço foi ordenada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), da Aeronáutica, com base em Curitiba.

"Há uma não conformidade do equipamento", afirma o capitão do Cindacta II, Leonardo Mangrich. O técnico que opera o equipamento não é certificado pela Aeronáutica. O superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, informou que o técnico é contratado do aeroporto e que o serviço sempre foi feito dessa maneira. Além disso, garantiu que a operação do equipamento nunca apresentou problema.

Tanto o Cindacta quanto os responsáveis pela medição e informação aos pilotos informam que a falta destes dados não apresenta riscos às operações, já que outras informações são passadas ao piloto e o anemômetro é parte de todo um processo de equipamentos e dados. Outras informações continuam sendo passadas aos pilotos em Maringá por rádio, como situação de visibilidade, teto, pista, entre outros.

A crise aérea no aeroporto maringaense ocorre há dois meses. A Nordeste suspendeu os serviços para a Trip Linhas Aéreas alegando ter a receber aproximadamente R$ 450 mil por serviços prestados desde 2006. A Trip não reconhece a dívida e o caso está na Justiça.

Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo, ou pela Gazeta do Povo Digital, conteúdo exclusivo para assinantes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.