Tubulações que canalizavam um córrego da bacia do Rio Belém, na região do bairro Abranches, em Curitiba, estão sendo retiradas por determinação da Justiça (foto). Segundo o diretor do Departamento de Pesquisa e Monitoramento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Claudio Renato Wojcikiewicz, o arroio Gava havia sido canalizado em 2009, durante construção de um condomínio horizontal, atrás do teatro Ópera de Arame. A obra foi feita pela própria construtora, com autorização indevida da prefeitura. Após denúncias, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública, em 2010, pedindo a "descanalização". Há o entendimento de que a canalização só pode ser feita quando há interesse público e social. A intervenção não deve ser autorizada apenas com o objetivo de otimizar a utilização de terrenos para a construção civil ou por motivos estéticos.
Acordo judicial
O acordo judicial para a "descanalização" e recuperação da área, considerada de proteção permanente, foi firmado em maio deste ano. A construtora que colocou as manilhas tem 90 dias para retirar a canalização do trecho. Depois disso, a prefeitura que também é polo passivo na ação plantará grama e árvores no local. "Onde tem calçadas, elas permanecerão. O projeto de recuperação ambiental apresentado pela empresa não põe em risco a via", explica Wojcikiewicz.
Todos os santos
Na coluna do último sábado, dissemos que no Dia de Todos os Santos a Igreja Católica celebra todas as pessoas que foram canonizadas. Muito atento, o leitor Gleison Sena nos mandou um e-mail ressaltando que nessa data os católicos prestam homenagem não apenas àqueles que foram declarados santos, mas também aos santos anônimos, que não tiveram esse reconhecimento pela Igreja. Fica aqui o registro.
MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove amanhã o "Quinta + MON". Como em toda primeira quinta-feira do mês, o horário de visitação vai se estender até as 20 horas e depois das 18 horas a entrada será gratuita. Mais informações: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/
Cidadania na estrada
A coluna recebeu ontem uma cartinha especial, de um estudante do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Ida Viana de Oliveira, de Tibagi, nos Campos Gerais. Na carta, o Victor Vanderley lembra os cuidados que os motoristas devem ter nas estradas e faz recomendações. "Na viagem nem pense em tomar aqueles comprimidos que fazem a pessoa ficar acordada. Se estiver com sono, pare no posto para dormir", escreve ele. A iniciativa faz parte do programa Estrada para a Cidadania, um conjunto de atividades educacionais promovido pela concessionária CCR Rodonorte, em parceria com municípios, com o objetivo de levar às escolas informações sobre segurança no trânsito.
Coleta seletiva
O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) abriu processo de habilitação para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis firmarem convênio com a instituição. As cooperativas interessadas em fazer parte do convênio devem ser exclusivamente constituídas por catadores de materiais recicláveis que tenham a atividade como única fonte de renda. Além disso, as associações devem contar com infraestrutura para fazer a triagem e a classificação do material, e não podem ter fins lucrativos. A documentação deverá ser entregue até 21 de novembro, às 14 horas, em qualquer uma das unidades do MPT-PR. O edital pode ser acessado pelo site www.prt9.mpt.gov.br.
Colaborou: Bruna Komarchesqui.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora