A Guerra do Vietnã terminou há mais de três décadas, mas ainda assombra o imaginário dos Estados Unidos. É uma ferida que permanece aberta. Até hoje o povo americano faz uma espécie de expiação coletiva dos pecados daquele confronto bélico. É só ver a quantidade de filmes que tratam do assun­to. Foi, afinal, uma luta inútil que matou uma geração de jo­­vens e mutilou outros tantos. De 1965, quando o governo determinou o envio de tropas, até a retirada do grosso delas, em 1973, foram cer­­ca de 58 mil soldados norte-americanos mortos – pouco mais de 17 por dia de guerra, em média.

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Aqui no Brasil nós vivemos dia­ria­­­­mente nossos "Vietnãs". O trân­­si­­­to violento, com suas milhares de ví­­­timas, já foi comparado a u­­­ma guer­ra. Ontem a Secretaria Es­­­pe­cial de Direitos Humanos, ór­­gão vin­­­culado à Presidência da Re­­pú­bli­ca, divulgou um estudo sobre os as­­­­sassinatos de adolescentes no Bra­­sil que torna inevitável mais u­­­­­­­­ma vez recorrer à mesma analogia. Segundo projeção da pesquisa, 33,4 mil jovens brasileiros vão morrer no período compreendido entre 2006 e 2012, apenas nas 267 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Isso significa 13 adolescentes com idades entre 12 e 18 anos por dia, em média. É uma quantidade de vítimas que se aproxima do Vietnã real.

Mas, ainda que nossos jovens es­tejam morrendo em uma guerra ur­bana, patrocinada principalmente pelo narcotráfico, a socieda­de brasileira parece não se mobilizar contra ela de modo articulado co­­mo fizeram os pacifistas norte-a­mericanos nos anos 60 e 70, pe­­dindo o fim da matança no Vietnã.

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Não podemos negar que exista uma comoção pública contra a violência nas ruas brasileiras, mas ela não se materiliza em pressão suficiente sobre os governos. Ao contrário, dilui-se quando as mortes parecem distantes do cotidiano. Quem se preocupa quando um jo­­­vem de periferia é morto e a polícia diz que foi um acerto de contas do narcotráfico? Não há inclusive quem ache que isso é bom, sob o ar­gumento de que seria mais um tra­­ficante ou bandido morto? Ou, então, quem sai às ruas pedindo escolas de mais qualidade, capazes de oferecer uma perspectiva de fu­­tu­­­ro para os adolescentes pobres?

Tampouco os governantes pa­­re­­cem se preocupar de fato com a cri­­minalidade, ainda que essa de­­vesse ser a principal função deles – afinal, os Estados modernos foram concebidos justamente sob a justificativa de que é necessário uma instituição maior que garanta a paz social. Nos anos 1600, o filósofo inglês Thomas Hobbes já afirmava que, sem um Estado que limite o individualismo de cada pessoa, haveria uma guerra de todos contra todos. As­­sim, pela teoria de Hobbes, os ho­­mens assinaram uma espécie de contrato social: aceitaram limitar sua liberdade individual, cedendo-a para o aparelho estatal, em troca da garantia da segurança em sociedade. Definitivamente, o Estado não está cumprindo sua parte no acordo. Vivemos uma guerra social.

Fernando Martins é jornalista.