O jornalista e âncora do Jornal da Globo, William Waack, arrancou aplausos da plateia, formada em sua maioria por empresários, ao dizer que Curitiba é hoje o Centro Cívico do país, referindo-se à sede da Operação Lava Jato. Waack participou ontem à tarde do 2º Fórum Transparência e Competitividade na Federação das Indústrias do Paraná, que lotou o Centro de Convenções Horácio Sabino Coimbra. O evento, encerrado pelo juiz Sergio Moro, teve como tema “Um mercado ético está em nossas mãos”.
Lava Jato lava a alma do país 2
William Waack fez vários elogios à Lava Jato em sua palestra “Impacto da corrupção na competitividade das empresas”, mas disse que a operação, por si só, não basta para frear a corrupção. “É preciso um consenso social”, disse. Para o jornalista e cientista político, ir pras ruas no domingo “decide pra caramba”. Waack voltou para o Rio de Janeiro no voo das 18 horas para poder apresentar o Jornal da Globo.
Estrela
A cena se repetiu. O juiz Sergio Moro foi recebido de pé, com aplausos, ao chegar ao Centro de Convenções da Fiep para a palestra de encerramento do 2º Fórum Transparência e Competitividade. Ao entrar no recinto, foi cercado pelos presentes em busca de fotos e apertos de mão. Na véspera, ele já havia sido bastante aplaudido ao ter seu nome anunciado no jantar do Lide Paraná, no Castelo do Batel. O tema da palestra de Moro, ontem, foi “Um mercado ético está em nossas mãos”.
Nem meio grávida, nem meio honesto
“Honestidade é como gravidez. Não existe graduação de honestidade”. A frase foi dita pelo juiz Sergio Moro na palestra que deu no jantar do Lide Paraná na noite de quarta-feira, no Castelo do Batel. Segundo o magistrado, as empresas denunciadas por corrupção deveriam reconhecer que erraram e afastar seus executivos envolvidos. Citou como exemplo a atitude da Volkswagen no escândalo da adulteração de motores, que admitiu o erro e propôs indenizar os consumidores. Moro também disse que espera concluir a Operação Lava Jato neste ano e que depois vai tirar “longas férias”. “Senão ela acaba comigo”, afirmou, rindo.