Mais um tumulto foi registrado em uma delegacia da Região Metropolitana de Curitiba. No distrito de Campina Grande do Sul, por volta das 13 horas desta quarta-feira (14), os 17 presos iniciaram um tumulto por causa da lotação nas celas, que não suportariam a quantidade de detentos do local.
A confusão ocorreu com quebra de grades e paredes, segundo a Polícia Civil. Os presos foram controlados após a chegada de policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Os detentos foram retirados do local para revista e, após reparos feitos nas celas, voltaram a ocupar a área.
De acordo com a Polícia Civil, é provável que os detentos sejam transferidos para o sistema penitenciário do estado nesta quinta-feira (15).
Crise
Desde domingo (11), quando houve a morte de um policial civil em Colombo, a situação se complicou nas delegacias da Grande Curitiba. Naquela ocasião, um agente da corporação foi morto durante uma fuga de detentos. Na segunda-feira (12), o 11.° Distrito Policial (DP), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), registrou uma tentativa de fuga. O local tinha 160 presos, mas com capacidade para 38 pessoas. Reparos emergenciais foram realizados no local para manter os detentos.
O governador Beto Richadeterminou agilidade na transferência de presos de delegacias para o sistema penitenciário. Por causa da falta de segurança nas delegacias para manter os presos e desvio de função, os policiais civis fizeram um dia de paralisação na terça-feira (13), quando suspenderam os serviços na maior parte dos distritos do Paraná somente casos de urgência e homicídios foram atendidos.
- Sob pressão, Seju anuncia esvaziamento de carceragens de DPs de Curitiba
- Polícia Civil deflagra operação em meio à greve
- Após fugas e morte de agente, 70 presos são transferidos de Colombo
- Depois de protesto, 52 presos de delegacias são transferidos
- Em protesto, agentes penitenciários fecham portão de complexo penal na RMC