Uma vigília reúne dezenas de pessoas no Bosque do Papa em Curitiba neste sábado (30). A celebração, organizada pela comunidade polonesa, é uma homenagem ao papa João Paulo II, que será beatificado em Roma neste domingo. Karol Wojtyla foi o primeiro pontífice que não havia nascido na Itália. Ele morreu em 2005.
A vigília começou por volta das 18h50 e deve terminar às 22 horas. Está programada a apresentação da Banda Lyra e do Coral Santana de Abranches. Também será apresentado um vídeo sobre a visita do Papa a Curitiba, em 1980. Uma placa alusiva a beatificação de João Paulo II será colocada na capela visitada por ele, contou Danuta Lisicki de Abreu, organizadora do evento.
Outras homenagens
Uma missa solene será celebrada na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, no domingo, em comemoração à beatificação do papa João Paulo II e ao Dia do Trabalho. A celebração será presidida pelo arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e contará com a presença do padre Reginaldo Manzotti. A abertura do evento será às 9h30 e a missa deve começar às 10 horas.
No Santuário da Divina Misericórdia, no bairro Umbará, também será realizada uma missa em ação de graça pela beatificação de João Paulo II. A celebração está marcada para as 10 horas e será presidida pelo Bispo Dom Ladislau Biernaski. O santuário está localizado na Estrada do Ganchinho, 570.
A festa da Divina Misericórdia é celebrada todos os anos uma semana após a Páscoa. Foi o papa João Paulo II que instituiu a festa, no ano 2000, e nesse ano a data coincide com o dia de sua beatificação.
Beatificação
A cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II será transmitida na íntegra e ao vivo pela internet. Em parceria com a CTV, a Central de televisão do Vaticano, e a Radio Vaticano, o YouTube vai transmitir a cerimônia a partir das 4 horas de domingo. A beatificação será realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Ainda na internet, o Vaticano fez uma homenagem ao pontífice colocando no ar uma página sobre sua vida, trajetória religiosa e pontificado. A freira francesa Marie Simon-Pierre, de 47 anos, diz ter sido repentinamente curada do Mal de Parkinson. O milagre teria ocorrido dois meses depois da morte de João Paulo II, quando ela e uma colega rezaram pela intercessão dele.
Em geral, as fases iniciais dos processos de canonização levam décadas ou mesmo séculos. Mas em maio de 2005, um mês depois da morte de João Paulo II, seu sucessor, o papa Bento XVI, abriu uma exceção, dispensando-o do prazo habitual de cinco anos após a morte do candidato. Após a beatificação, será preciso comprovar a realização de mais um milagre - ocorrido por intercessão do papa João Paulo II - para que ele possa se tornar santo.