No Paraná, assim como em todo o país, municípios com menos de 100 mil habitantes concentram a maioria dos casos de dengue e apresentam os maiores índices de incidência da doença, que faz vítimas em 146 cidades do estado. Conforme o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, das 23.929 pessoas que adquiriram dengue no estado este ano, 14.181 (60%) vivem em cidades de porte médio e pequeno, que nem sempre têm médicos capacitados e estrutura para combater a doença.
As cidades com menos de 100 mil habitantes com maior número de casos são Umuarama (1.610), Ubiratã (1.413) e Paiçandu (1.061). Entre as cidades maiores, a campeã é Maringá com 5.465 casos, seguida de Foz do Iguaçu, com 3.037 e Londrina, 723. Mas, quando se trata de incidência, Doutor Camargo aparece em primeiro lugar, com 8.071,67 registros a cada 100 mil habitantes, seguido de Ubiratã, com 7.546,08, e São Jorge do Ivaí, 7041,98.
No Paraná, a Sesa reconhece a necessidade de treinar profissionais para aprimorar o atendimento ao paciente com dengue. A coordenadora do Programa de Combate à Dengue da Sesa, Márcia Altenucci, diz que o estado vem investindo na capacitação de médicos e enfermeiros com palestras nas regionais de saúde proferidas por especialistas ligados ao Ministério da Saúde. Um evento já foi realizado em Foz do Iguaçu semana passada e hoje será promovido outro em Londrina. No dia 21, a palestra está agendada para Maringá. Márcia também alega que o tratamento da Sesa dispensado aos municípios do Paraná, independente do porte, é semelhante. Dia 24 será o Dia Nacional de Combate à Dengue, com ações para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti.
Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo, ou pela Gazeta do Povo Digital, conteúdo exclusivo para assinantes.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora