Mais de 72% dos municípios do Paraná têm casos confirmados de dengue. Das 399 cidades do estado, 289 têm confirmação de pacientes com a doença. Mais de 80% deles apresentam casos autóctones de dengue, quando a pessoa foi infectado dentro do município. O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) mostra que, além das cidades com casos confirmados, outras 85 registraram suspeita de dengue, ainda sem confirmação, o que totaliza 374.
Leia mais sobre o Aedes aegypti e as doenças ocasionadas pelo mosquito
Outras quatro cidades entraram em situação epidêmica – Floresta, Bela Vista do Paraíso e Ivaiporã, no Norte do estado, e Nova Santa Rosa, no Oeste. No total, 44 cidades estão com epidemia de dengue, quando o número de doentes chega a mais de 300 para cada 100 mil habitantes, conforme especificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
- Paranaguá estuda teste inédito com mosquitos geneticamente modificados
- Diagnóstico errado pode ter inflado número de casos de dengue no país
- Paraná deve comprar vacina contra dengue para imunizar população mais suscetível, diz secretário
- Presidente do STF autoriza USP a suspender fornecimento da “pílula do câncer”
O novo boletim conformou 2.914 novos casos da doença em uma semana. Desde agosto de 2015, foram confirmados quase 21,5 mil pacientes com dengue no Paraná e mais de 91,6 mil foram notificados. Desses, 39,5% continuam em investigação.
Mais 3 mortes em Paranaguá
Até agora, 34 morreram vítimas da dengue no estado, a maioria delas em Paranaguá, no litoral do estado. Três novas mortes foram confirmadas em Paranaguá, segundo o boletim desta terça-feira (5). O município litorâneo registra 22 mortes até agora. Desde agosto do ano passado, quase 3,5 mil pacientes foram contaminados no município.
A Sesa afirmou que deve iniciar uma nova aplicação do fumacê - inseticida utilizado contra o mosquito adulto, em sua forma alada. Ao todo, sete camionetes devem aplicar o inseticida UBV em todos os bairros da cidade. Ainda de acordo com a Sesa, 1,2 mil denúncias de potenciais criadouros do mosquito foram recebidas pela Secretaria Municipal de Paranaguá.
O município informou nesta terça-feira (05) que deve investir R$ 2,4 milhões na compra de mosquitos transgênicos para reduzir a quantidade de Aedes aegypti e, por consequência, de casos de doenças como a dengue e a zika.
Zika e Chikungunya
Os casos de pacientes contaminados pelo zika vírus também aumentaram no estado, passando de 200 para 223 - 131 deles são autóctones. Cinco casos foram confirmados no litoral do estado - Guaratuba (3), Paranaguá (1) e Pontal do Paraná (2). Também foram confirmados novos casos em Nova Prata do Iguaçu (6), Toledo (2), Jataizinho (5), Assis Chateaubriand (1), Sengés (1) e Entre Rios do Oeste (2).
Os casos de chikungunya passaram de 41 para 46. Apenas dois são autóctones.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora