| Foto: Pedro Serápio / Gazeta do Povo
Pedro Serápio, 48 anos, curitibano. Fotógrafo há 25 anos, 15 dos quais na Gazeta do Povo

A graça de contar a história da cidade por meio de imagens é a de inserir-se nela como protagonista. E como tal, levar o olhar do espectador a viagens inesperadas. Para conseguir "mergulhar" a Igreja da Ordem no bebedouro, o fotógrafo Pedro Serápio aproximou-se e voltou para trás uma série de vezes, até decidir encostar a câmera na água. Ou quase, melhor dizendo, graças aos apelos de quem passava pela cena da foto. Mudado o ângulo, altera-se a perspectiva e, com ela, a cidade de todos os dias.

CARREGANDO :)

Publicação deste postal na Gazeta do Povo: 2/4

Saiba mais

Publicidade

Construída em 1737, a Igreja de Nossa Senhora do Terço é a mais antiga de Curitiba. Com a chegada da Ordem de São Francisco à capital, em 1746, passou a se chamar Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, ou apenas Igreja da Ordem. Por volta de 1834, parte da igreja desmoronou, sendo restaurada em 1880, para a visita de Dom Pedro II. Patrimônio oficial desde 1965, a igreja passou a abrigar o Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba, em 1981.

A Igreja da Ordem fica no Centro Histórico da capital, onde estão as edificações mais antigas de Curitiba, como a Casa Romário Martins (do século 18), a Casa Vermelha e outras construções da segunda metade do século 19.

O bebedouro de pássaros, de meados do século 18, servia para fazendeiros e tropeiros darem de beber aos cavalos.

Fonte: Prefeitura de Curitiba.

* * * * * * *

Publicidade

Veja as outras maravilhas de Curitiba:

1º Lugar: Lembrança das estepes (1.949 votos)

2º Lugar: Água que vem do céu (1.597 votos)

3º Lugar: Espelho, espelho meu (1.581 votos)

4º Lugar: Aos pés de um pinheiro (1.352 votos)

Publicidade

5º Lugar: Tomando fôlego (1.229 votos)

6º Lugar: Caleidoscópio urbano (1.014 votos)

7º Lugar: A florada dos ipês (1.013 votos)