Pichar é crime previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais. Quem é flagrado cometendo o delito fica sujeito a uma multa administrativa de R$ 714,20. Os maiores de idade são encaminhados para a delegacia do Meio Ambiente, onde assinam termo circunstanciado e se comprometem a responder pelo delito perante a Justiça. Os menores de idade vão para a delegacia do adolescente e cumprem pena socioeducativa.
A campanha "Pichação é Crime: Denuncie" vai despichar a passarela da Vila Hauer, na Avenida Marechal Floriano, neste sábado (13). A ação começa a partir das 9 horas e deve contar com a participação de comerciantes e moradores locais. Este é o segundo mutirão para limpar a estrutura em menos de um mês. No último dia 17 de março, voluntários pintaram a passarela, mas ela foi novamente pichada.
Segundo a Associação Comercial do Paraná (ACP), uma das entidades que organiza a campanha, se estiver chovendo no horário programado para a limpeza, o trabalho será cancelado. Cerca da passarela, funciona a tradicional feira livre da Vila Hauer, com mais de 50 bancas de produtos diversos.
A associação informou que ainda não há previsão para novos mutirões, mas que na próxima segunda-feira (15), uma reunião entre as entidades participantes da campanha deverá definir um cronograma das próximas ações do grupo.
Resultados
Iniciada no começo do ano, a campanha "Pichação é Crime: Denuncie", coordenado pela prefeitura de Curitiba em parceria com a ACP, já registrou 593 em dois meses. Dessas, 114 resultaram em autuações com aplicação de multas educativas aos pichadores.
Segundo os dados da Guarda Municipal, a média de denúncias em fevereiro nos últimos anos ficava em 50 chamadas. No mesmo mês em 2013, foi registrado um aumento de 324% no número de denúncias, totalizando 212 ligações por meio do telefone 153. As denúncias são anônimas.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião