A série de protestos desta quinta-feira (21) repercutiu novamente na imprensa estrangeira, desta vez com destaque para as centenas de pessoas que ocuparam as ruas, os confrontos com a polícia e até o cancelamento da viagem da presidente Dilma Rousseff ao Japão. Na noite desta quinta-feira, o site do jornal El País dedicou, na edição para a América, a manchete às notícias sobre as manifestações no Brasil.
"A mão que a presidente estendeu na terça-feira às vozes da rua não bastou. A volta atrás das prefeituras do Rio e São Paulo para retirar o reajuste do transporte, também não. Uma maré de mais de meio milhão de pessoas paralisa nesta quinta as principais cidades do Brasil. Em algumas, grupos radicais trataram de queimar edifícios públicos e, em São Paulo, um manifestante morreu atropelado", diz o texto logo abaixo da manchete.
Participe do debate sobre o transporte público
Participe do debate sobre a violência
Participe do debate sobre a liberdade de expressão
Participe do debate sobre os gastos da Copa no Brasil
Participe do debate sobre a PEC 37
Participe do debate sobre a corrupção no Brasil
Em outra matéria chamada em sua casa, o jornal espanhol destaca a diferença de opiniões entre Pelé e Romário com relação às manifestações.
"Pelé pede aos manifestantes que abandonem as ruas. Romário lhe diz que ele em silêncio é um poeta", diz outra chamada de capa do El País.
O argentino Clarín também colocou, na noite desta quinta-feira, os protestos no Brasil como a notícia mais importante de seu site. A manchete era "Brasil: incidentes no final dos protestos massivos de indignados em mais de cem cidades".
"Houve choques com a polícia no Rio, Brasília e Salvador, entre outras cidades. Os manifestantes convocaram o protesto por meio das redes sociais. Eles exigem serviços públicos de qualidade e questionam os gastos da Copa do Mundo. A presidente Dilma Rousseff cancelou uma viagem oficial ao Japão", diz o texto do veículo argentino.
O também argentino La Nación dedicou na noite desta quinta, assim como o El País e o Clarín, a espaço mais importante em sua página da internet aos protestos no Brasil. Destacou os confrontos entre policiais e manifestantes.
"Centenas de milhares de brasileiros saíram às ruas de pelo menos 80 cidades para exigir serviços públicos de qualidade e denunciar os gastos com a Copa do Mundo, apesar da recente onda de cortes de preços no transporte. Houve confrontos com forças de segurança nas grandes capitais", pontua o texto do jornal.
O jornal francês Le Monde destacou que houve um morto nas manifestações: "Brasil: centenas de milhares de manifestantes. Um morto", dizia a chamada na capa do site.
A manchete do site do Le Figaro nesta quinta era "No Brasil, o desafio continua". "Para Dilma Rousseff, tornou-se urgente a dar um passo em direção aos manifestantes. A presidente cancelou nesta quinta-feira uma viagem para o Japão. Sua imagem de fato começa a ser afetada por eventos que agitam o país, descritos como históricos pela maioria dos observadores", pontua o texto do jornal.
- 3,5 mil protestam sob chuva; tumulto no final deixa 3 feridos
- Sede do governo vira praça de guerra em Fortaleza
- PM e manifestantes entram em confronto no Rio; loja é saqueada
- Mil pessoas fazem protesto pacífico em Ponta Grossa
- Richa chama presidente do PT de oportunista por adesão a atos
- Dilma convoca reunião de emergência para esta sexta-feira
- Manifestante morre ao ser atropelado em Ribeirão Preto
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora