O rapaz de 22 anos, que chegou a ser tratado como suspeito de ter contraído o vírus ebola em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, teve alta na tarde desta terça-feira (21). De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Municipal, os exames apontaram que se tratava, na realidade, de um caso de Hepatite A.
Desde quinta-feira (16), quando procurou atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Samek, o jovem apresentou sintomas como febre, dores abdominais intensas e náuseas.
Como o registro do prontuário apontava uma passagem do paciente por Serra Leoa país africano que concentra grande número de casos de ebola a UPA foi imediatamente interditada. Entretanto, logo na sequência, a informação foi desmentida com base no passaporte do rapaz que constava apenas viagens para países como China, Emirados Árabes, Líbano e Itália, que ainda são considerados livres da epidemia.
Após a suspeita ser descartada pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, a UPA foi reaberta e o jovem encaminhado ao Hospital Municipal, onde foi isolado de outros pacientes, respeitando o protocolo padrão para casos de doenças infectocontagiosas. Após receber o resultado dos exames, o rapaz deixou o hospital sem queixas de dor ou sintomas da infecção.
Segundo caso suspeito do Paraná
Antes da suspeita de ebola em Foz do Iguaçu, uma unidade de pronto atendimento de Cascavel também no Oeste do Paraná já havia sido interditada pelo mesmo motivo no dia 9 de outubro. O caso foi o primeiro de suspeita de contração de vírus no País.
Na ocasião Souleymane Bah, de 47 anos, apresentou quadro de febre intensa e, como havia passado por Guiné - outro país africano considerado foco de casos da doença despertou suspeita na unidade de saúde. No dia seguinte, ele foi transferido sob um esquema especial para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, onde realizou dois exames de sangue que deram negativo para ebola.
- Paciente com falso alarme de ebola está internado em hospital de Foz
- Sesa descarta ebola em Foz e isolamento de UPA é desfeito
- Guineano recebe alta no Rio após suspeita de ebola ser descartada
- Africano Souleymane teme preconceito ao voltar a Cascavel
- Homem que tinha suspeita de ebola está liberado para deixar hospital
- Após exame descartar ebola, Souleymane Bah sai do isolamento no Rio
- Cascavel continuará monitorando estrangeiros como prevenção ao Ebola
- Segundo exame descarta Ebola em guineano no Brasil com suspeita da doença
- Contraprova de paciente suspeito de ebola de Cascavel é enviada para Belém
- Dois dias antes de caso suspeito de ebola, Cascavel havia feito treinamento
- Caso suspeito de Ebola tem resultado negativo
- Secretaria de Saúde descarta caso de ebola no Norte do Paraná
- Cascavel notifica caso suspeito de ebola e isola paciente