Outro ângulo da Estação Ferroviária. Foto da década de 1960.| Foto:
Inauguração da Estação Ferroviária de Maringá, em 31 de janeiro de 1954
Prédio da Estação Ferroviária remodelada. Foto do fim da década de 1960.
Funcionários da Estação Ferroviária de Maringá em 1972.
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Desde a década de 1940, os funcionários ferroviários trabalhavam nas imediações do "Maringá Velho" a fim de estender a linha férrea. Em meados de 1953, o prédio da Estação Ferroviária estava prestes a ser concluído e se tornar palco de um dos eventos mais importantes da história da cidade.

Em janeiro de 1954, o primeiro trem de passageiros, locomotiva 608, procedente de Curitiba, aportou na cidade para oficializar a inauguração. O maquinista que conduziu o veículo foi o Sr. José Mariano, apoiado pelo foguista José Glade. A gerência da Estação ficou sob a tutela do Sr. Américo Lopes.

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Esse acontecimento, considerado um dos mais relevantes para o desenvolvimento regional, foi concebido como um dia festivo não só para a população, mas para os empresários e políticos, que trataram de convocar os cidadãos para prestigiar o acontecimento. O fato de que a relação de comerciantes financiaram a festa é factível de críticas - ou seja: apesar de o povo participar, quem efetivamente lucrou com o transporte ferroviário foram os próprios financiadores.

Uma multidão impossível de ser calculada se reuniu no local. Depoimentos descreveram que mais de quatro mil pessoas presenciaram a chegada do trem. Foi o início de uma nova era para o comércio/indústria local. O "cavalo de ferro" enfim fazia parte do cotidiano dos maringaenses.

No final da década de 1960, o prédio da Estação e o seu pátio de manobras foram completamente remodelados para atender o constante despacho de mercadorias e grãos produzidos por aqui. No ano de 1976, a Rede Viação Ferroviária Paraná-Santa Catarina cessou o transporte de passageiros no norte do Paraná. Justificou-se, na época, a baixa no número dos usuários, visto as facilitadas empregadas nas rodovias.

No início da década de 1990, em função dos grandes problemas envolvidos de manter uma Estação Ferroviária em área urbana central, o Poder Público deu início no projeto traçado, ainda na década anterior, por Oscar Niemeyer: "Novo Centro". Assim, essa importante estrutura histórica de Maringá chegou ao fim. Foram exatamente 37 anos de existência (1954-1991).

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Acervo JC Cecílio / Revista Correio dos Ferroviários – 1972 / Monografia - Um trem chamado Maringá: o surgimento, auge e declínio da Estação Ferroviária de Maringá em área central - Miguel Fernando Perez Silva / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.

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* Miguel Fernando escreve aos sábados na Gazeta Maringá. Ele é bacharel em Turismo e Hotelaria e especialista em História e Sociedade do Brasil. É instituidor do Projeto Maringá Histórica, o qual se estende na coluna publicada na Gazeta Maringá e em outra, produzida para a Revista ACIM.