- Polícia Civil adota medidas preventivas contra gripe em todas delegacias do estado
- Passageira com suspeita de gripe suína atrasa voo que decolaria de Maringá em quase três horas
- Vendedores e compradores da Expovest aderiram às máscaras contra a gripe A
- Cinco novos casos da gripe A H1N1 são confirmados em Curitiba; já são 61 no Paraná
- Após desinfecção por suspeita de gripe A, atendimento no Hospital Pinhais volta ao normal
- Hospital é interditado após morte com suspeita de gripe A
- RS se mobiliza para frear onda de mortes por gripe H1N1
Cerca de 60 mil alunos da rede pública de ensino em Maringá retornam às aulas nesta quarta-feira (22). De acordo com as Secretarias de Ensino Estadual e Municipal, os professores já se reuniram para organizar o projeto pedagógico para o segundo semestre do ano letivo. Uma das novidades para os alunos da rede estadual é a orientação de prevenção contra gripe A H1N1. Durante as férias, a Secretaria de Saúde estadual preparou material com informações sobre a gripe A para ser distribuído nas escolas.
De acordo com a assistente do Núcleo Regional de Educação, em Maringá, Vera Lúcia Aparecida Baroni, folders e cartazes foram confeccionados e já estão espalhados pelas escolas estaduais. "Além disso, o professor vai ser um agente que vai orientar os alunos sobre a prevenção da gripe A. Eles já receberam orientação da Secretaria de Saúde e vão explicar quais os cuidados a serem tomados.
"A secretaria da Educação é responsável pela orientação e prevenção da gripe no ambiente escolar. Alertamos que o principal cuidado deve ser com a higiene pessoal", explicou o professor, Otoniel Álvaro da Silva, que representou a Secretaria de Saude Estadual na comissão sobre a gripe.
Em Maringá são 39 mil estudantes da rede estadual e 20 mil da rede municipal. Ao todo, os 2,1 mil colégios estaduais e 60 mil professores vão receber 1,4 milhão de estudantes.
Ações que serão repassadas nas escolas estaduais sobre como evitar a nova gripe
Higienizar as mãos com água e sabonete após: tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes das refeições e antes de tocar os olhos, boca e nariz;
Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis a cada uso) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
Não compartilhar talheres, copos, pratos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
Evitar aglomerações e ambientes fechados (os ambientes devem ser mantidos ventilados);
Cuidar da alimentação e aumentar a ingestão de líquidos