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Os vereadores de Maringá aprovaram na sessão desta terça-feira (30), em regime de urgência especial, o projeto do Executivo que autoriza a abertura de crédito adicional especial para a instalação de corredor de ônibus na Avenida Brasil, uma das principais da cidade.

O crédito no valor de R$ 1,1 milhão deve ser utilizado para as obras no trecho entre as praças Rocha Pombo e 7 de Setembro¸ conforme contrato de repasse com o Ministério das Cidades. O projeto deve passar por segunda discussão na próxima quinta-feira (1º).

Os parlamentares também aprovaram dois projetos. Um deles inclui o "Programa Mobilidade Urbana" (incluindo a instalação de corredor de ônibus) no orçamento deste ano, alterando o Plano Plurianual no período de 2010 a 2013. A segunda proposta altera as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2011.

Ainda em regime de urgência especial, foi aprovado, em primeira discussão, projeto do Executivo que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar (no valor de R$ 22 mil no orçamento deste ano) para a elaboração de projeto estrutural de um viaduto rodoviário na Avenida Erlon Chaves sobre a Avenida Sincler Sambatti, com valor estimado em R$ 70 mil.

Obras na Brasil pretendem desafogar o trânsito

A revitalização da Brasil pretende desafogar o trânsito da principal avenida comercial de Maringá. Com a retirada das "espinhas de peixe", os canteiros centrais terão gramados e passarão de cinco para três metros cada.

Além disso, a avenida deve ganhar mais duas faixas, aglilizando o tráfego. A pista passará de dez para onze metros de largura. Próximo aos pontos de ônibus, as faixas da esquerda serão exclusivas para o transporte coletivo.

Além das rotatórias, também serão instalados pequenos pontos ao longo da via, nos canteiros centrais. A expectativa da prefeitura é de que os ônibus passem pelos pontos a cada três minutos durante os horários de pico. Tempo de espera que aumenta para sete minutos em outros horários. Segundo o prefeito Silvio Barros, uma das intenções do projeto é melhorar o transporte coletivo e incentivar o uso do serviço pelos moradores dos bairros.

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