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A partir de agosto

Micro-ônibus não aceitarão mais pagamento da tarifa em dinheiro

A partir do 1º de agosto o pagamento da tarifa em qualquer uma das 62 linhas de ônibus que operam sem cobrador em Curitiba só poderá ser feito com o uso do cartão transporte. A medida exclui de vez o uso de dinheiro como forma de pagamento nestas linhas e atende a uma determinação da Justiça que impede o exercício da chamada dupla função de motoristas.

O fim da dupla função, aplicada ao motorista que dirige e cobra a tarifa dos passageiros ao mesmo tempo, foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) em dezembro de 2012. Por ordem oficial, a medida teria que ter passado a vigorar em março de 2013, mas uma série de questionamentos envolvendo o Sindicato dos motoristas e cobradores (Sindimoc), a Urbs e as empresas que operam o transporte na capital fizeram com que o caso fosse parar na Justiça.

No mês passado, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9) decidiu que a Urbs e as empresas teriam até o dia 6 de agosto para se adequar à lei. Dias antes o Sindimoc havia impedido a saída dos micro-ônibus das garagens, causando transtorno para muitos usuários.

Ampliação de pontos de recarga e cartão avulso

Para atender às exigências da classe trabalhista e também da Justiça a Urbs anunciou nesta quinta-feira (10) que vai ampliar o acesso ao cartão-transporte em Curitiba.

Entre as medidas implementadas está a abertura de três novos postos de emissão do cartão transporte, que passarão a funcionar a partir da próxima segunda-feira (14). Assim, além dos seis pontos que já realizam o trabalho, também irão emitir o documento postos nos terminais Cabral e Santa Felicidade e na Travessa Nestor de Castro, nos fundos da Praça Tiradentes, no Centro.

Estas unidades atenderão de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 8h30 ao meio-dia.

Até então, realizavam o serviço apenas a sede da Urbs, na Rodoferroviária e postos nas Ruas da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa); Boqueirão, Boa Vista, Pinheirinho e Fazendinha. O expediente continua o mesmo nestes locais, que também passarão a atender aos sábados, das 8h30 ao meio-dia.

Outra novidade é a venda de cartões avulsos, a partir do dia 1º de agosto, em bancas de jornais e revistas da capital. Ao contrário do cartão transporte usuário atual, que é gratuito, o cartão transporte avulso terá um custo de R$ 3 e poderá ser carregado até o limite de 25 créditos, na própria banca. A confecção deste cartão será semelhante a do já usado, em plástico durável, o que vai possibilitar recargas contínuas sem ter que trocar de cartão a cada nova recarga.

Inicialmente, segundo a Urbs, 23 bancas venderão estes cartões avulsos e farão as recargas. Contudo, estes pontos ainda não foram definidos, mas sabe-se que eles serão próximos a locais que fazem parte do itinerário dos micro-ônibus. A lista com os endereços deverá sair até o fim da próxima semana.

As mudanças permitirão ainda que com o uso do cartão (comum e avulso) para pagamento da tarifa domingueira seja descontado o valor especial da passagem de domingo (RS 1,50). Hoje isso não acontece, sendo que quem deseja pagar o preço menor tem de usar apenas dinheiro. A alteração será aplicada no dia 1º de agosto.

O cartão usuário também poderá ser recarregado nas bancas, até o limite de 220 créditos.

Contras

Ainda que práticos, os cartões avulsos terão, ao menos, quatro pontos negativos: além de pago e com limite máximo de apenas 25 passagens, com eles não será possível fazer as integrações temporais hoje permitidas na Rede Integrada de Transporte (RIT).

A Urbs alerta ainda que não haverá um controle de segurança para os cartões avulsos. No cartão usuário "comum" o cidadão pode definir o número de créditos a serem liberados por dia, com bloqueio automático a partir desse limite. Assim, em caso de roubo, o usuário perderá no máximo os créditos do dia, ficando o saldo restante resguardado no sistema. A partir da comunicação de roubo, o bloqueio do cartão é imediato.

Já o cartão avulso não poderá ser bloqueado e nele não será possível limitar o número de créditos a serem liberados por dia.

Próxima meta

De acordo com a Urbs, a próxima meta para ampliar o uso do cartão-transporte em Curitiba é a implantação do cartão transporte pré-pago, que poderá ser adquirido também em bancas e outros pontos comerciais da cidade. O modelo deverá ser implantado até o fim do ano.

Veja quais linhas operam com micro-ônibus:

A.Munhoz/BotânicoAhú/Los ÂngelesAlferes PoliAugustaAugusto StresserBigorrilhoButiatuvinhaCanal Belém/Salgado FilhoCanal da Música/Vista AlegreCajuruCassiopéiaCristo ReiDom ÁticoEstribo AhúEstudanteFernando de NoronhaFormosaFredolim WolfGuabirotubaInterhospitaisItupava/Hospital MilitarJardim ArroioJardim EsplanadaJardim Social/BatelJosé CulpiJulio GraffLaranjeirasLindóiaMarechal Hermes/Santa EfigêniaMateus LemeMercúrioMossunguêNilo PeçanhaNossa Senhora de NazaréNovo MundoOuro Verde/ Vila BádiaPaineirasPalotinosPassaúnaPinheirinho/CICPortãoPortão/Santa Bernadethe (Linha Verde)Quartel GeneralSão BeneditoSão BernardoSão JoãoSão JorgeSanta AméliaSanta BárbaraSanta GemaSanta QuitériaSolarTinguiTramontinaUniversidadesVila IzabelVila MacedoVila MarquetoVila RosinhaVila SuíçaVenezaVila Velha/Buriti

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