Não existe greve de professores no Estado de São Paulo. A afirmação é do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e foi feita nesta segunda-feira (27) após a abertura da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).
Segundo o governador, o índice de presença em salas de aula foi de 96% na última sexta-feira (24). “Na realidade não existe greve de professores. Os professores estão dando aulas, e os alunos, estudando. A média de falta é de 3%, aumentou 1%, e é de temporários. Então, na realidade, a greve é da Apeoesp, da CUT [Central Única dos Trabalhadores]. A coisa é diferente”, afirmou Alckmin.
Os professores estão em greve parcial há 43 dias. O sindicato pede aumento de 75% e melhores condições de trabalho. Segundo a Apeoesp (sindicato dos professores estaduais de SP), o reajuste equipararia a remuneração do docente com a dos demais profissionais com formação superior.
De acordo com o governador, o último reajuste salarial da categoria foi concedido em julho, com pagamento em agosto. “Não fez nem 12 meses ainda do último reajuste. E, por outro lado, pagamos agora em março o maior bônus da história da educação. Quando assumi, o bônus foi de R$ 330 milhões e, neste ano, foi de R$ 1,06 bilhão”, afirmou.
Alckmin participou da abertura da feira agrícola em Ribeirão Preto, mas não discursou, assim como a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). No local, houve uma manifestação com cerca de 50 pessoas contra a corrupção e a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Questionado em entrevista à imprensa após a cerimônia, o governador de São Paulo afirmou que o seu partido quer investigação sobre as denúncias que envolvem a gestão da presidente Dilma.
“O que todos nós queremos [PSDB] é investigação. Há um processo de investigação que está começando. O que se deseja? A verdade, a justiça, então a prioridade que vejo é a investigação”, disse.
Segundo ele, cabe ao Congresso Nacional discutir o tema, e o foco, neste momento, deve ser a investigação.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora