Seis órgãos do governo do estado e da prefeitura de Curitiba, além do Ministério Público do Paraná, desencadearam na noite desta quinta-feira (31) o primeiro dia de operação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) contra bares e casas noturnas. O objetivo é checar a situação dos estabelecimentos com relação às normas de segurança e documentos legais, como alvarás e vistorias dos bombeiros.
A primeira parada foi no bairro Batel, onde permaneceram por 45 minutos em um bar. Nada de irregular foi verificado no local. O plano é vistoriar 11 casas noturnas ao longo da madrugada. De acordo com o coronel Luiz Henrique Pombo, do Corpo de Bombeiros, o principal foco das vistorias é a estrutura de prevenção e combate a incêndios. Caso se constate alguma irregularidade nesse sentido, a ordem é fechar o estabelecimento no ato. "Tudo que diz respeito à preservação da vida humana será observado pelos bombeiros", afirmou.
Também participaram da ação a Guarda Municipal, a Vigilância Sanitária, a Defesa Civil e as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Urbanismo. Uma nova operação está prevista para ocorrer na noite de sábado (2).
Interditadas
Nesta quinta-feira (31), ao menos 14 casas noturnas foram interditadas no Paraná - quatro no Litoral, cinco em Guarapuava, três em Cascavel e duas em Toledo.
- Incêndio da Boate Kiss: 127 continuam internados, 71 em estado crítico
- Guarapuava também tem casas noturnas interditadas
- Casas noturnas de Londrina terão novas normas de segurança
- Morre a 236ª vítima do incêndio em Santa Maria
- Justiça do RS nega pedido de liberdade a dono da boate Kiss
- Prefeitura não deveria ter dado alvará, diz Tarso Genro
- Moradores de Santa Maria organizam abaixo-assinado
- Delegado posta foto de labaredas em festa na boate Kiss
- Familiares reconhecem objetos de vítimas do incêndio em Santa Maria
- Crea-RS faz nesta quinta-feira vistoria na boate Kiss