O desenho da rodoviária de Londrina chama a atenção de quem chega à cidade de avião. De cima, é possível ver a forma arredondada que se destaca na paisagem. Foram as mãos de Oscar Niemeyer que desenharam o projeto. Mas ele não reconhecia a obra como sendo de sua autoria. "É completamente compreensível. O projeto original foi descaracterizado", explica a arquiteta Juliana Suzuki, professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Pioneiro do uso do concreto armado, Niemeyer pensou a rodoviária de Londrina como uma "casca de concreto". Entretanto, quando foi ser executada, a obra sofreu uma profunda transformação: o concreto foi trocado pela estrutura metálica. "Dizem que, na época, o recurso era escasso para concluir a obra como prevista. Provavelmente [a troca para a estrutura metálica] deve ter sido motivada por questão de custos", observa a professora.
Embora a rodoviária de Londrina não conste na lista de obras da Fundação Oscar Niemeyer, o arquiteto é o dono do projeto no imaginário da população. "O senso comum diz que a rodoviária é dele. Até pela primeira ter sido feita por Vilanova Artigas", compara.