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 | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
| Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina

Dados

>> Área total do terreno: 57.615,80 metros quadrados.

>> Área construída: 16.813,90 metros quadrados, entre a R. Jorge Casoni, Potiguares e avenidas Leste Oeste e Dez de Dezembro.

>> O terminal foi inaugurado em 25 de junho de 1988, com operações iniciadas no dia 27 de junho de 1988.

>> Em formato redondo, ao todo a rodoviária tem 55 plataformas de embarque e desembarque, atendendo uma média de 6 mil usuários por dia. É considerado um projeto funcional pelo seu formato.

Os dados são oficiais e estão disponíveis no site da rodoviária: http://www2.londrina.pr.gov.br/trl/

O desenho da rodoviária de Londrina chama a atenção de quem chega à cidade de avião. De cima, é possível ver a forma arredondada que se destaca na paisagem. Foram as mãos de Oscar Niemeyer que desenharam o projeto. Mas ele não reconhecia a obra como sendo de sua autoria. "É completamente compreensível. O projeto original foi descaracterizado", explica a arquiteta Juliana Suzuki, professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Pioneiro do uso do concreto armado, Niemeyer pensou a rodoviária de Londrina como uma "casca de concreto". Entretanto, quando foi ser executada, a obra sofreu uma profunda transformação: o concreto foi trocado pela estrutura metálica. "Dizem que, na época, o recurso era escasso para concluir a obra como prevista. Provavelmente [a troca para a estrutura metálica] deve ter sido motivada por questão de custos", observa a professora.

Embora a rodoviária de Londrina não conste na lista de obras da Fundação Oscar Niemeyer, o arquiteto é o dono do projeto no imaginário da população. "O senso comum diz que a rodoviária é dele. Até pela primeira ter sido feita por Vilanova Artigas", compara.

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