Cidade de Cruz Machado debaixo da água: cerca de 18 mil pessoas estão ilhadas| Foto: Ana Johann/Divulgação

Depois dos temporais que assolaram o estado no último fim de semana, Cruz Machado, no sul do Paraná, acordou ilhada nesta segunda-feira (9). A cineasta Ana Johann, 34 anos, que foi sexta-feira (6) para sua cidade natal produzir um filme, é uma das mais de 18 mil pessoas que não conseguem sair da cidade. Ninguém entra ou sai porque todos os acessos estão interditados por queda de ponte ou alagamento.

CARREGANDO :)

"Tentamos ir para Curitiba pela manhã, mas uma estrada estava alagada e uma ponte havia caído", diz Ana. O abastecimento de água está interrompido desde domingo na cidade. O fornecimento de energia elétrica não foi afetado. A cineasta conta que alguns moradores tentaram atravessar os acessos interditados por meio de motos, tratores ou cavalos, mas foram arrastados pela correnteza.

A mãe de Ana tem uma loja de roupas na cidade e, como tantos outros comerciantes, aproveitou que a água baixou para para limpar seu estabelecimento, que estava enlameado pela enxurrada. "Não sei quando volto", diz Ana, desesperada.

Publicidade

A reportagem tentou entrar em contato com Polícia Rodoviária Estadual de União da Vitória, para obter mais informações sobre os acessos à Cruz Machado, mas não obteve resposta até as 20h desta segunda-feira (9).

Veja também