- Homenageando o Coritiba, Acadêmicos da Realeza vence, novamente, o carnaval em Curitiba
- Blocos de carnaval deixam 41 toneladas de lixo nas ruas do Rio
- Nem chuva espantou os 10 mil foliões no desfile em Curitiba
- Gaviões e Mocidade são destaque no segundo dia de desfiles em SP
- Vai-Vai exalta saúde de corpo e mente na busca do bi na folia paulista
- Tranquilidade marca primeiro dia da folia de Salvador
- Cordão do Bola Preta é seguido por 300 mil foliões no Rio
- Galo da Madrugada homenageia seus fundador
- Mancha, Rosas e Vila Maria são destaques no 1º dia em São Paulo
A primeira noite de desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro indica uma disputa equilibrada entre as seis escolas que se apresentaram.
Enquete com os telespectadores da TV Globo aponta empate entre as escolas Império Serrano, Grande Rio, Mocidade e Beija-Flor, com nota 9,1. A Vila Isabel aparece com 9,0, e a Unidos da Tijuca, com a nota 8,0.
Na noite desta segunda-feira (23) desfilam as escolas Porto da Pedra, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Mangueira e Viradouro.
A Beija-Flor, um dos destaques da noite, foi a quinta escola a desfilar na primeira noite e trouxe um enredo sobre as origens históricas do banho, com mais de sete mil litros de água em seus carros alegóricos. A escola de Nilópolis luta pelo tricampeonato. Antes do desfile, o intérprete Neguinho da Beija-Flor casou-se com Elaine Reis em uma cerimônia no sambódromo. O cantor, que há 33 anos integra a escola de Nilópolis, na Baixada Fluminense, enfrenta um tratamento contra o câncer no intestino.
Homenagem ao Rio
A Unidos de Vila Isabel, terceira escola a cruzar a Sapucaí, lembrou os 100 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos cartões-postais da cidade. Os carros alegóricos lembraram peças teatrais de Nelson Rodrigues e bailes de gala que marcaram a história do Theatro.
Martinho da Vila, presidente de honra da Vila Isabel, interpretou o jornalista carioca João do Rio e foi acompanhado pela atriz Juliana Alves. A ex-miss Brasil Natália Guimarães também foi um dos destaques da escola, desfilando à frente da bateria.
Incidentes no sambódromo
A Mocidade Independente de Padre Miguel teve um princípio de incêndio em seu carro abre-alas antes do início do desfile. O fogo foi rapidamente controlado pelos bombeiros e a escola avançou com alegria na Sapucaí.
O diretor do abre-alas da Mocidade afirmou que o incêndio no carro alegórico não interferiu no desempenho da escola.
O enredo homenageou grandes nomes da literatura brasileira, como Machado de Assis e Guimarães Rosa.
A escola foi a quarta a entrar na Sapucaí, à 1h42, com o enredo "Clube Literário - Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrelas em poesia!". O desfile durou 81 minutos.
A Unidos da Tijuca foi a última escola a desfilar e enfrentou problemas com um de seus carros, logo no início do desfile. O problema foi resolvido, mas atrasou a evolução das alas. A direção da Tijuca se mostrou preocupada com as condições da passarela, que ficou molhada devido aos efeitos especiais de água utilizados pela Beija-Flor, escola que a antecedeu.
A Tijuca dedicou seu desfile a uma aventura espacial, com o tema "Tijuca 2009: uma odisseia sobre o espaço", que teve naves espaciais e cenários da série "Guerra nas estrelas".
Império Serrano e Grande Rio
O Império Serrano retornou ao Grupo Especial do carnaval carioca com oferendas a Iemanjá, homenagens ao deus Netuno e imagens de sereias. A escola foi a primeira a desfilar e teve como um dos destaques a atriz Quitéria Chagas, rainha de bateria.
A comissão de frente do Império inovou ao usar uma espécie de patinete motorizado, o "segway", para realizar manobras. A ala, chamada de "Guardiões netunianos", foi planejada pelo coreógrafo João Wlamir.
Em seguida foi a vez da Acadêmicos do Grande Rio, que recriou desde a corte de Luís XIV ao Moulin Rouge. O tema da escola foram os laços culturais entre Brasil e França.
O enredo "Voilá, Caxias! Para sempre Liberté, Egalité, Fraternité, Merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê", na voz de Wantuir, foi contado por 3,8 mil componentes, distribuídos em 33 alas e sete carros alegóricos na Sapucaí.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora