O governador Roberto Requião (PMDB) deve comparecer nesta segunda-feira (26), às 15h30, em audiência da 16.ª Vara Cível de Curitiba em razão de uma ação movida pela publicitária Cila Schulmann contra ele por crime de calúnia, injúria e difamação. O processo causou a crise entre o governador e o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), há duas semanas.
Em duas reuniões do secretariado, em 2004 e no último dia 13, o peemedebista acusou Cila de ter recebido dinheiro do governo do estado para financiar a campanha de Beto ao Palácio Iguaçu em 2002.
A primeira audiência judicial, conciliatória, foi realizada dia 6 de fevereiro do ano passado, sem a presença do governador. Ele foi representado por seus advogados, que disseram que o cliente não compareceu porque estava com a agenda cheia e porque não haveria chances de conciliação entre as partes.
Na primeira vez que referiu-se à entrega do dinheiro a Cila, Requião não citou o nome da empresa que teria entregue e nem José Richa Filho, irmão de Beto Richa, que na época era diretor administrativo do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. No último dia 13, porém, afirmou que o dinheiro, R$ 10 milhões, foi irregularmente pago por José Richa Filho, por intermédio da empresa DM, à Cila Schulman. A DM realizou trabalhos de terraplenagem na estrada CuritibaGaruva.
Logo ao assumir o mandato anterior, em 2003, o governador alega ter conversado com um empreiteiro a respeito desse repasse. O empresário teria dito que o dinheiro havia sido entregue diretamente para Cila. O empreiteiro, agora identificado pelo governador, seria Darci Fantin, que emitiu nota no dia 14 de fevereiro desmentindo as afirmações do governador.
- Internautas desaprovam briga entre Requião e Richa e acreditam que a população será prejudicada
- Acusado por Requião, irmão de Richa diz que repasse dos R$ 10 milhões foi autorizado pelo atual chefe da Casa Civil
- Deputados pedem instalação de CPI para apurar denúncia de Requião que originou briga com Richa
- Em carta aberta, Scalco diz que Requião está no lugar errado
- Empresário contesta Requião sobre acusação de desvio de verba
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião