A mineradora Samarco e suas controladoras Vale e BHP concordaram em criar 38 programas para recuperar os danos ambientais, indenizar vítimas, gerar renda e reconstruir casas nos 39 municípios atingidos pela enxurrada de lama. Há cerca de um mês e meio, a barragem de Fundão rompeu, devastando distritos, poluindo o rio Doce e matando pelo menos 17 pessoas.
A medida foi definida em uma série de reuniões que ocorreram nesta quinta-feira, 21, na sede da Advocacia-Geral da União (AGU). Participaram representantes das mineradoras, dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e do Ibama.
Porto da Vale é interditado por suspeita de crime ambiental em Vitória
Leia a matéria completa- Porto da Vale é interditado por suspeita de crime ambiental em Vitória
- Indiciados pela PF, presidente e diretor da Samarco pedem afastamento de suas funções
- Governo aceita negociar com Samarco reparação de R$ 20 bi para o Rio Doce
- Após tragédia em MG, governo cobra planos de emergência de mineradoras
- Samarco define grupos de trabalho para negociar acordo para recuperar Rio Doce
As ações devem ser implementadas, em um prazo estimado de dez anos, por uma fundação que será financeiramente abastecida pela própria Samarco, com garantia das controladoras. A fundação deve ser composta de três conselhos: administrativo, fiscal e consultivo - esse último contará com a participação tanto de especialistas quanto da sociedade civil, que poderão monitorar o andamento e os resultados das ações.
Em reuniões previstas para a semana que vem, os 38 programas serão detalhados e, para cada um deles, definidos cronogramas, metas técnicas e quantitativas para cumprir o objetivo. Só então essa lista de ações será divulgada, informou o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, que disse estar “confiante” de que o acordo seja firmado até a primeira semana de fevereiro. “Não podemos aceitar que demore mais que isso”, afirmou.
A presidente do Ibama, Marilene Ramos, adiantou que, entre os programas socioambientais, estão a dragagem de rejeitos, a restauração florestal, a recuperação de nascentes, a coleta e o tratamento de esgoto, a construção de um sistema de abastecimento de água e a reconstituição da biodiversidade do rio Doce. “São ações que extrapolam o dano direto e olham para o rio e seu entorno de forma mais ampla”, disse.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião