A Universidade Paranaense (Unipar) cancelou as colações de grau marcadas para esta sexta-feira (1) em Paranavaí, no Noroeste do estado. A medida foi tomada porque o local das formaturas, o Ginásio Noroestão, não foi liberado pelo Corpo de Bombeiros.
A medida gerou revolta entre os estudantes, que realizaram um protesto em frente à instituição de ensino. Segundo os formandos, o cancelamento foi informado somente na noite de quinta-feira (31). A cerimônia, que seria realizada no ginásio, marcaria a formatura de 400 universitários e reuniria mais de 3 mil convidados. A Unipar alugou a praça esportiva em agosto do ano passado e alega que a prefeitura não a avisou sobre problemas com a segurança do local. A instituição ainda informou que somente na quarta-feira (30) ficou sabendo que o local não tem aprovação dos bombeiros.
As colações de grau foram transferidas para o anfiteatro da própria universidade. Como o espaço é menor, o número de convidados foi limitado e a turmas colarão grau separadamente entre esta sexta (1º) e sábado (2).
O Noroestão tem mais de 40 anos e foi utilizado para várias formaturas. Segundo a RPC TV Paranavaí, a área externa do ginásio foi reformada no ano passado e o local foi reinaugurado pela prefeitura em dezembro, mesmo sem o aval dos bombeiros.
Segundo o tenente César Perdoncini, do Corpo de Bombeiros, o projeto de segurança e contenção de incêndio do lugar está em andamento, mas ainda não foi aprovado. "Não posso liberar esse evento hoje em virtude desse certificado e dos poucos itens de segurança no local. Não têm condições", disse em entrevista para a RPC TV.
Já a prefeitura alega que mantinha os eventos no ginásio porque o espaço não tinha materiais inflamáveis. De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Márcio Gonçalves, o município determinou a criação de um projeto de adequação do espaço. "Vamos trabalhar para que possamos liberar esse ginásio para a comunidade o mais rápido possível", declarou.
Fiscalização rigorosa
Após a tragédia que causou a morte de mais de 230 pessoas na boate Kiss em Santa Maria (RS), o Corpo de Bombeiros intensificou a fiscalização em casas noturnas e clubes de Paranavaí.
De acordo coma RPC TV, foram encontradas irregularidades na boate Dolce Night, nos clubes Campestre, SPDC (clube japonês), Idade Dourada e o Tênis Clube, que não foram aprovados nas vistorias.
- Cascavel lacra 11 estabelecimentos comerciais em dois dias
- Bombeiros fazem vistoria detalhada nas casas noturnas em Ponta Grossa
- Quase 50 casas noturnas são fechadas no PR; três em Curitiba
- Prefeitura fechou boate do DCE dias antes de incêndio na Kiss
- No 1º dia de vistoria, SP reprova 2 em cada 3 boates
- Espuma do teto da boate Kiss foi a causa das mortes, diz delegado
- Proprietários de casas noturnas fazem protesto em Manaus
- Operação integrada começa vistoria em casas noturnas de Curitiba
- Guarapuava também tem casas noturnas interditadas
- Casas noturnas de Londrina terão novas normas de segurança
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião