• Carregando...

Entenda a CPMF

• O chamado "imposto do cheque" nasceu em 1993, em caráter "temporário", como Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), com o fim de sanear as contas do Executivo e facilitar o lançamento do Real. Em 1996, com a sigla alterada para Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), passou a reforçar o Fundo Nacional de Saúde.

• O atributo provisório do imposto não foi respeitado. Hoje, o dinheiro arrecadado ajuda a pagar várias contas do governo na área social. Em 2006, a CPMF representou R$ 32 bilhões para os cofres da União.

O vice-presidente José Alencar disse nesta segunda-feira que a aceitação do governo em ceder em alguns pontos da CPMF para contar com o apoio da oposição não significa que o Planalto esteja pensando em si, mas no interesse da população. Para Alencar, ficar contra o governo, embora pareça popular, não é.

- (A CPMF) é de interesse do país. Nada se faz para a oposição. Se puder fazer, se faz para o contribuinte, para o Brasil - afirmou Alencar.

- É um tema que muitas pessoas pensam que é estratégia popular ficar contra. Mas, se fosse assim, como íamos explicar a popularidade do presdiente Lula, que é a favor deste imposto e tem a maior popularidade que se tem notícia no país - questionou o vice, que aproveitou para afirmar que, na visão do governo, o país precisa da CPMF.

- O Brasil precisa deste imposto agora. Ainda que não gostemos dele, temos de aprová-lo porque o Brasil precisa. O governo está disposto a ceder em alguma coisa, porém dentro de um critério que nao seja outra coisa que não seja o interesse do consumidor e do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]