Após promover a irmã, Ana Maria Maia, o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM), pretende fazer o mesmo em relação ao sobrinho Carlos André Xavier Bonel Júnior. O objetivo das medidas é driblar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe nepotismo e evitar a demissão dos parentes. Ana Maria ocupava a subsecretaria municipal de Eventos e foi nomeada para chefiar a nova Secretaria Especial de Eventos do Rio. Bonel Júnior é subsecretário de Assuntos Administrativos
O STF proibiu a prática de nepotismo na semana passada, mas a decisão não atinge cargos de secretários municipais. "Ana Maria tinha status de secretária e portanto continuou ganhando rigorosamente o mesmo", disse o prefeito. Quanto ao sobrinho, ele disse que aguarda parecer da Procuradoria-Geral do Município (PGM). "Depois do parecer lhe digo (para que cargo Carlos André seria promovido)." Para Maia, o sobrinho é "imprescindível"
A presidente da Fundação Planetário, Carmen Adela Ibarra Pizarro cunhada do prefeito, e a presidente da Fundação Rio-Zôo, Anita Carolina Levy Ibarra, sobrinha da primeira-dama, Mariângeles Maia, serão mantidos nos cargos, disse Maia. "Os presidentes de empresas, autarquias e fundações são extensíveis, como cargos políticos, aos dos secretários", alegou ele, por e-mail. "Os demais que não estiverem nessa situação serão exonerados na forma dos esclarecimentos da PGM.
Sobrinho de Mariângeles, o assessor da Secretaria de Assistência Social Sebastian Ibarra "certamente será exonerado", segundo o prefeito, "se a PGM, interpretando o Código Civil, disser que é parente até o terceiro grau". Os decretos com a exoneração da irmã da subsecretaria e a nomeação dela para a secretaria foram publicados hoje.
O prefeito nega a criação de uma nova pasta, que precisaria de aprovação da Câmara, afirma que houve apenas mudança de nome e sustenta que "as despesas ficaram as mesmas". Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que Ana Maria Maia não daria entrevista. Para o prefeito, manter a irmã na administração municipal não é nepotismo.
- Chinaglia vai discutir com líderes partidários proibição do nepotismo
- OAB-PR vê "afronta" ao STF em nomeações de Requião
- Senadores terão de entregar lista de parentes para demissão
- Requião nomeia irmão como secretário especial para mantê-lo no governo
- Senador propõe criação de cotas para nepotismo
- STF aprova súmula que proíbe contratação de parentes de até 3º grau
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT