Olho vivo
Riquinho
Deputados membros da CPI dos Portos, que ontem estiveram com representantes da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Receita, ficaram estupefatos com o que ouviram. Investigadores descobriram que um dos envolvidos na Operação Dallas aquela que apurou desvio de cargas e fraude na licitação de uma draga chinesa teria passado bens havidos ilegalmente para o nome de uma criança de dois anos! Esta criança seria detentora, hoje, de uma fortuna capaz de fazer inveja a muitos dos mais ricos de Paranaguá. A CPI promete revelações ainda mais escabrosas, avaliam os deputados.
Pressa
Os quatro promotores de União da Vitória adiantaram-se em relação a outros escalões e formalizaram pedido ao delegado Wagner Merege Filho, que investiga o atentado contra a comitiva de Rossoni, que apresse o trabalho de apuração e identificação dos autores. Em ofício, colocam-se à disposição da Polícia Civil para elucidar o caso.
Aterrissagem
Desde ontem, por ordem do governador Beto Richa, ele próprio e seus secretários deverão evitar ao máximo o uso de aeronaves do governo. Devem, antes, preferir aviões de carreira. É que ele decidiu suspender o novo processo de licitação para alugar jatinhos de empresas particulares, após ter gasto quase meio milhão, nos últimos três meses, com a locação de um jato e de um helicóptero. A nova licitação teria o mesmo prazo e o mesmo valor.
A pressa, diz a plebe, é inimiga da perfeição. A pressa em declarar nulas as aposentadorias de quatro ex-governadores pode causar embaraços para quem tomou esta decisão. Ontem, isto se tornou mais claro com o parecer da Procuradoria-Geral de Justiça que recomenda ao Tribunal de Justiça suspender o exame do mandado de segurança impetrado pelo ex-governador Roberto Requião para manter o benefício.
O argumento do parecer, assinado pelo procurador Lineu Kirchner, é o de que o TJ deve esperar o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o mérito da ação direta de inconstitucionalidade proposta pela OAB nacional contra o artigo 85 da Constituição estadual que estabeleceu o benefício. O mesmo procedimento prudente deveria ter sido adotado também pelo Executivo antes de baixar o ato de cancelamento parcial das aposendorias.
Benefício
O governador Beto Richa considerou inconstitucional a concessão do benefício apenas aos governadores que exerceram mandados após a Constituição Federal de 1988, mas preservou o dos anteriores e as pensões de suas viúvas. A Adin da OAB, no entanto, é mais ampla: pede a extinção do benefício recebido também pelos anteriores, assim como da pensão das viúvas.
Se, ao julgar o mérito da Adin, o STF acatar os argumentos da Adin como tem feito em relação a matérias idênticas de outros estados , sua sentença revelará a imperfeição e a parcialidade do ato de Beto Richa, pois dela não escaparão aposentadorias e pensões que o governador quis manter.
Do que falaram Fruet e Rossoni?
O ex-deputado Gustavo Fruet manteve ontem à noite demorada conversa com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni. Teria sido mais uma rodada de tentativas de Rossoni para manter Fruet no PSDB com a garantia de que o partido o fará candidato a prefeito de Curitiba no ano que vem?
Ambos os lados negaram esta versão. O encontro, segundo eles, foi motivado somente pelo desejo de Fruet de prestar solidariedade a Rossoni, vítima, no fim da semana passada, de um frustrado atentado a tiros no interior do estado. Ao contrário do silêncio de outros setores do estado e da segurança pública, Fruet considerou muito grave a agressão perpetrada contra o chefe de um dos poderes constituídos.
A versão amena do que teria levado os dois tucanos a dedicar duas horas excedentes ao fim do expediente normal faz algum sentido para quem observa a movimentação política em torno da sucessão municipal. Como se sabe, o governador Beto Richa trabalha pela reeleição de Luciano Ducci (PSB) e, neste caso, já não teria efeito prático a conversa com Rossoni, muito embora este continue mantendo firme posição em favor da candidatura de Fruet.
Em princípio apesar de que, em política, tudo possa acontecer a probabilidade de Gustavo levantar voo do ninho tucano e procurar abrigo em outra legenda é ainda maior do que a de permanecer. Altos escalões do PT, do PMDB, do PDT e de outros partidos mantêm assédio constante pois veem em Gustavo, se eleito prefeito com o apoio deles, a chance de mudar o quadro não só em 2012 como, principalmente, em 2014.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião