Os candidatos à presidência nacional do PT estarão em Curitiba, neste domingo, apresentando aos filiados as propostas de campanha para dirigir o partido. O debate faz parte da preparação para o Processo de Eleição Direta (PED),que escolherá a nova Executiva Nacional do PT no próximo dia 18 de setembro. Neste domingo também é esperado a definição de Tasso Genro, presidente interino, se concorre ou não.
Genro não confirmou presença porque ainda não sabe se será candidato. Ele havia posto como condição para a candidatura o afastamento de José Dirceu da chapa da tendência Campo Majoritário. O ex-ministro que enfrenta processo no Conselho de Ética da Câmara Federal não quer se afastar.
São esperados em Curitiba os sete candidatos que estão na disputa: Markus Sokol, Válter Pomar, Raul Pont, Maria do Rosário, Gegê, Plínio de Arruda Sampaio e Tarso Genro. O debate ocorre em todo o país como parte do processo de eleição do partido.
O resultado da eleição preocupa o deputado estadual Tadeu Veneri, que concorre à presidência estadual. Se o Campo Majoritário vencer, o deputado prevê uma cisão no partido porque todas as pessoas envolvidas em irregularidades no governo fazem parte do grupo.
Para André Vargas, presidente estadual do PT e ligado à tendência Campo Majoritário, a postura de Tadeu Veneri e de outras correntes do partido é a da "velha visão dos partidos comunistas", de ser uma sigla pequena e formada apenas por quadros. Ele argumenta que a proposta do Campo Majoritário é outra. "Acreditamos na construção democrática a partir da formação política das pessoas. Para isso, todos podem participar do PT, desde que possam aderir aos princípios partidiários", disse.
A eleição no dia 18 de setembro será realizada em 4.484 cidades. Estão aptos a votar, em âmbito municipal, estadual e nacional 821.017 filiados. Além dos sete candidatos a presidente, foram inscritas dez chapas nacionais que concorrerão a 81 vagas no Diretório Nacional.
Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo
- Tarso responde até domingo se disputa presidência do PT
- Tarso está reunido com governadores petistas e Mercadante
- 'Eu não sou um problema para o PT', reafirma Dirceu
- Tarso ameniza discurso e diz que pode ser candidato
- Genro discute com Wagner disputa pela presidência do PT
- Dirceu não sai e Tarso deve desistir da presidência do PT
- Tarso dá ultimato para Dirceu desistir da disputa eleitoral do PT
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo