O depoimento do delegado da Polícia Federal Alexandre Marques de Souza na CPI que investiga as relações do empresário Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados trouxe indícios que implicam a construtora Delta em irregularidades, segundo relato do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que participou da reunião a portas fechadas em que o delegado depôs, nesta terça-feira.
Para Rodrigues, as explicações de Marques de Souza, responsável pela Operação Vegas da Polícia Federal, "oficializam algumas certezas". Entre elas a de que há "indícios fortes de envolvimento amplo da empresa Delta", disse o senador.
"A precaução recomenda que todos os contratos da empresa (em âmbito federal) sejam suspensos", acrescentou o parlamentar.
Segundo ele, a fala do delegado também deixa mais evidente a participação dos deputados Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e Sandes Júnior (PP-GO) e do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) nas irregularidades. "Estou mais convencido do envolvimento dos parlamentares com a organização criminosa do senhor Carlos Cachoeira", afirmou.
O deputado Silvio Costa (PTB-PE) disse que a CPI precisa focar sua investigação nos "soldados de Cachoeira" e entre eles estaria o ex-diretor da construtora Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu. "Quem detona CPI via de regra? É o baixo clero da organização... São mais de 80 envolvidos. Baixo clero é aquela gente que está na periferia do poder da organização. Então eu acho que, por exemplo, é fundamental ouvi-lo (Cláudio Abreu), talvez ele tenha muitas explicações a dar ao país", argumentou.
Na próxima semana, a comissão analisará novos requerimentos de convocação e entre eles estão pedidos para depoimentos de empresários que trabalhavam na Delta antes do escândalo que deflagrou a CPI.
Também está previsto o depoimento de Carlinhos Cachoeira, para a próxima terça-feira (15). Ele está preso desde fevereiro, acusado de chefiar uma quadrilha que explorava jogos ilegais.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink