José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está internado desde a noite desta segunda (11) no Instituto do Coração (Incor), no centro de São Paulo.
De acordo com a assessoria do Incor, Frei Chico deu entrada no hospital às 23h40, apenas para fazer exames preventivos. Há previsão de que ele tenha alta ainda na tarde desta terça-feira (12).
Nesta segunda, ao "Jornal da Globo", Frei Chico confirmou que era dele a voz do interlocutor que conversa com outro irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá, em telefonema interceptado pela Operação Xeque-Mate, da Polícia Federal, que apura a exploração ilegal de caça-níqueis. Na conversa, Frei Chico adverte Vavá sobre um suposto lobby do irmão em um ministério.
O advogado de Frei Chico, Iberê Bandeira de Mello, disse que o paciente é cardíaco e seguiu para o Incor por orientação da família. "Ele está impactado com todas essas notícias. Foi para o hospital por pressão familiar".
Mello acredita que a descoberta da ligação de Frei Chico para Vavá não irá comprometê-lo com a polícia. "Não acredito nisso. Foi uma conversa entre irmãos. Eles têm um pacto para não aborrecer o presidente Lula. Têm orgulho dele", afirmou o advogado.
Amigo da família desde a ditadura militar (1964/1985)- o advogado foi preso junto com o presidente Lula (em 1979) e atuou na defesa de Frei Chico quando ele era considerado preso político - Mello não acredita que Vavá seja um lobista. "Ele é só um cara que diz sim para todo mundo. Não tem condições de fazer lobby".
- PF analisa extratos bancários de 86 suspeitos
- PF analisa extratos bancários de 86 suspeitos
- Delegado depõe e diz que vazamento aconteceu em barbearia
- Telefonema a Vavá partiu da casa de outro irmão de Lula
- Delegado da PF depõe e nega vazamento
- Deputado estadual aparece em "grampo" reclamando do valor da propina
- Polícia Federal adia acareações de presos na Operação Xeque-Mate
- PF devassa contas do pai de afilhado de Lula
- Vavá não tem preparo para lobby, diz defesa
- Irmão e compadre de Lula atuavam para empreiteiras
- Para polícia, Morelli não temia ser rastreado
- Irmão de Lula aparece em 16 gravações da PF
- Lula não deve se pronunciar sobre escutas
- Gravações da PF indicam que Lula sabia da ação de Vavá
- Lula diz que combate à corrupção 'dói', mas culpados serão separados de inocentes