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OPINIÃO - Jornalista conta que está com medo de viajar, seja por avião, ônibus ou carro. Clique e entenda- - -E você leitor. Qual a sua opinião sobre o assunto? Viajar lhe causa medo? Conte a sua história em nosso fórum- - -Entre as vítimas da tragédia, estavam pessoas ligadas ao Paraná
O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou nesta quinta-feira que os controladores de vôo do aeroporto de Congonhas informaram que o Airbus A320 que fazia o vôo 3054 da TAM "tocou a pista na velocidade correta e no ponto certo". Na quarta-feira, a Aeronáutica divulgou vídeos do momento do pouso e da passagem do Airbus pela pista , em velocidade superior à de outra aeronave que pousou pouco antes.
Na sua primeira declaração dois dias depois do maior acidente aéreo do país, Pereira ressaltou que após tocar o chão, o avião não desacelerou.
- O avião não acelera por milagre e alguma coisa aconteceu após o toque na pista. Ele pousou normalmente, as imagens mostram isso e os controladores receberam a informação - afirmou Pereira.
E completou:
- O avião não acelera por milagre... acelera porque o piloto empurrou a potência do motor do avião. Por quê? Por que ele precisava arremeter? Só a caixa-preta vai dizer.
No vídeo divulgado pela Aeronáutica, um clarão aparece atrás do Airbus antes de sua explosão. Uma das possíveis causas, segundo especialista ouvido pelo Jornal Hoje, seria combustão, provocada por forte aceleração do Airbus.
Antecipar conclusão das obras
O brigadeiro informou ainda que a obras para colocação de ranhuras na pista principal do aeroporto de Congonhas, considerada por especialistas como uma das prováveis causas que podem ter contribuído para o acidente, será antecipada. O prazo para a obras, segundo Pereira, era 25 de julho.
Na quarta-feira, as causas do acidente com o vôo 3054 da TAM, que explodiu dividiram com o trabalho de busca de corpos o cenário de dor e destruição em São Paulo.
Lula descarta Pires?
Em Brasília, o presidente Lula convocou ministros para discutir a crise aérea, sem a presença do ministro da Defesa, Waldir Pires. Segundo relata a colunista Tereza Cruvinel em seu blog, Lula prepara medidas fortes para reestruturar o setor aéreo, que poderão ser anunciadas nas próximas horas. Se depender de alguns auxiliares, ele fará o anúncio em cadeia nacional de rádio e televisão. Uma das medidas pode ser a total reformatação do setor aéreo, com a criação de um órgão gestor.
Buscas e identificação difíceis
O Corpo de Bombeiros já retirou 181 corpos do prédio da TAM Express, atingido pelo Airbus, e as buscas agora ficaram mais difíceis por causa dos riscos de desabamento das estruturas. Parte delas começou a ser demolida. No IML, apenas 13 corpos foram identificados e o instituto estima em 30 dias o prazo para liberação dos corpos. Para os familiares, é mais tempo de dor até enterrarem seus mortos. Eram 186 passageiros no vôo 3054. Segundo a TAM, dos funcionários que estavam no prédio, oito continuam desaparecidos. Dois morreram. Não se sabe o número de clientes e de pessoas que estavam no entorno ou no posto de gasolina atingido.Limite de lotação e peso
O Airbus 320 decolou do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no limite de segurança para pousar em Congonhas. Segundo a TAM, 100% dos assentos estavam ocupados e havia ainda uma criança de colo. O peso da aeronave, de 62,7 toneladas, correspondia a 98% do exigido para pousar em segurança nas condições de tempo apresentadas ontem no aeroporto paulista. Chovia há dois dias em São Paulo. Um dia antes, um turboélice da Pantanal deslizou na pista e atolou na lama, sem feridos.
Segundo a TAM, o plano de vôo para pouso em Congonhas foi aprovado e não houve qualquer relato de problemas feito pelo piloto. Segundo a companhia, havia razão para problemas no avião, que passou por revisão no dia 13 de junho passado. De acordo com o vice-presidente técnico da TAM, Ruy Amparo, o livro de bordo do vôo foi assinado pelo comandante em Porto Alegre, sem nenhum registro de problemas ou panes
A pista de Congonhas é citada como possível causadora do acidente pela simples seqüência de fatos: dois acidentes em dois dias. Nos dois, chovia. Recém-reformada, ela entrou em operação dia 29 de julho desprovida de grooving, que são milimétricas ranhuras que permitem a drenagem da água.
A Infraero negou que o Airbus da TAM tenha sofrido uma aquaplanagem na aterrissagem, mas o brigadeiro Kersu Filho, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), optou pela cautela e afirmou que só a investigação poderá indicar se houve ou não aquaplanagem.
- Só uma investigação vai dizer se foi falha humana ou mecânica, se houve ou não derrapagem. Vamos apurar se a tripulação estava em boas condições físicas, se o equipamento (avião) estava em ordem - disse o brigadeiro.
A investigação sobre o maior acidente da história da aviação brasileira não ficará limitada às autoridades da aviação. O Ministério Público Federal pediu à Justiça o fechamento do aeroporto até o fim das investigaçõese o Ministério Público Estadual também acompanhará o inquérito aberto no 27 Distrito Policial . A Polícia Civil já começou a ouvir testemunhas. O Instituto de Pesquisa Tecnólogicas (IPT) foi contratado pelo Cenipa para ajudar nas investigações.
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