Opinião do leitor
Qual a sua opinião sobre o resultado da votação do Senado que absolveu Renan Calheiros?
- Oposição vai pedir que Renan deixe cargo
- "Caso Renan é problema do Senado", diz Lula
- Após absolvição, Renan volta a negar que se afastará do cargo
- Abstenção foi crucial para Renan, dizem senadores
- "Parlamento sai diminuído", diz líder do PSDB
- Renan Calheiros é absolvido em sessão secreta do Senado
- Na sessão secreta, líderes se posicionam sobre destino político de Renan
- Presidência do Senado em troca da absolvição
Com sentimentos de indignação e vergonha, quase 300 leitores da Gazeta do Povo Online manifestaram suas opiniões sobre o desfecho do julgamento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), absolvido das acusações de que teria usado um lobista para pagar despesas pessoais, durante a votação secreta que aconteceu no plenário do Senado Federal, em Brasília (DF), na tarde da quarta-feira (12). Logo após o término da sessão, que confirmou a absolvição do senador, com 40 votos a favor, 35 pela cassação e seis abstenções, os leitores puderam dar suas opniões no Fórum de Opiniões da Gazeta do Povo Online. O fato da votação ter sido secreta, foi apontado com um dos principais pontos que fragilizam a democracia, já que os senadores puderam se omitir perante os eleitores, com este artifício.
Alexandre Ramalho de Farias considerou o desfecho lamentável. "É buscar explicar o inexplicável. Pior, utilizando-se da palavra democracia, para sessão secreta, votação secreta". Já Sérgio Nunes sugere que seja instituído o Dia da Vergonha, em 12 de setembro, para que a data não seja esquecida e acusou os senadores de estarem em comum acordo: "40 votariam não, 35 sim e 6 se recusariam a votar. Nesse meio todos são covardes, não deveriam jamais ser reeleitos a cargo algum algum. Eles falam em democracia mas isso é corporativismo, formação de quadrilha. Vamos decretar o dia 12 de setembro como o dia da Vergonha', disparou. A história de "Ali Babá e seus 40 ladrões" também foi lembrada pelos leitores.
Para Allan Marques, o problema é que o povo é muito omisso. "Se, em cada caso de impunidade como esse, fossêmos para as ruas protestar, xingar, quebrar se necessário, para exigir que os políticos representem de fato nossas necessidades, como é feito na Europa, fatos como este não aconteceriam. Simplesmente aceitamos os absurdos cometidos com o nosso dinheiro".
Muitos leitores também declararam que já esperavam pela absolvição do senador, como Luis Carlos de Lima: "De certa forma todos nós, cidadãos de bem, já sabíamos do desfecho desse caso. Sabemos que às portas fechadas, a retórica de muitos oportunistas políticos caem em solo", comentou. Na opinião de Raquel Appezzato o resultado da votação "foi mais uma apunhalada nas costas do eleitorado brasileiro que, com tristeza, vem constatando a crescente falência das instituições públicas do país".
O comentário de Ciumara Camargo Davascio retrata bem o sentimento dos brasileiros que acompanharam o caso. "O que mais me entristeceu ontem (quarta-feira) na TV foi a hora que passou a cena que os amigos e parentes de Renan, chegavam em sua linda casa para comemorar sua absolvição. Eu imaginei eles lá dentro, rindo do povo e comendo uma bela de uma pizza."