• Carregando...
Camila Pitanga na pele de Bebel | Arquivo Gazeta do Povo
Camila Pitanga na pele de Bebel| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

O ministro da Justiça, Tarso Genro, embarcará neste sábado (22) para Mônaco para se reunir na segunda-feira (24) com autoridades monegascas, quando reforçará o pedido de prisão preventiva do ex-banqueiro Salvatore Cacciola. Esse pedido é o passo anterior à solicitação de sua extradição. O ministro se reunirá às 11h (15h em Mônaco) com o diretor-geral de Justiça de Mônaco, Philippe Narminau, para tratar do assunto. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério da Justiça.

No encontro, Tarso irá apresentar os argumentos pelos quais o Brasil quer a extradição do ex-banqueiro. A assessoria ressalta que essa ainda não é a formalização do pedido de extradição. Ainda segundo a assessoria, o governo brasileiro vai formalizar o quanto antes o pedido de extradição. No entanto, é preciso traduzir toda a documentação para o francês. Apenas a sentença de condenação de Cacciola a 13 anos de prisão tem 552 páginas.

Fuga

Foragido há sete anos, o ex-banqueiro foi condenado no Brasil a 13 anos de prisão. Tarso Genro chegou a dizer que estava confiante na extradição. "Nós iremos até o limite do possível dentro da lei para extraditá-lo", disse.

Há sete anos, Salvatore Cacciola fugiu para a Itália depois de receber um habeas corpus do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. Na segunda-feira (17), o ministro comentou a decisão. "O acusado, enquanto a culpa não está formada mediante um título do qual não caiba mais recurso, tem o direito, que eu aponto como natural, que é o direito de, realmente, fugir", afirmou Mello.

Na segunda Caciola foi ouvido por juiz que decidiu mantê-lo sob custódia. Já nessa terça-feira (18), a Justiça de Mônaco decidiu manter preso o ex-banqueiro Salvatore Cacciola até que seja analisado o pedido de extradição que será formulado pelo governo brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]