Depois de uma semana interditado, o Túnel Rebouças, principal ligação das zonas Norte e Sul do Rio de Janeiro, foi totalmente reaberto no início da manhã desta quarta-feira. A galeria no sentido Norte-Sul foi reaberta às 5h pelo secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, que fez a travessia do túnel a frente de uma caravana de carros e ônibus.
Com a reabertura do túnel, o tráfego volta à normalidade, mas a Secretaria municipal de Obras não descarta a possibilidade de fechar novamente a galeria Norte-Sul se voltar a chover forte. O Climatempo prevê chuvas fortes chuvas durante o feriado. De acordo com o secretário de Transportes, as obras de contenção devem durar seis meses aproximadamente e, por enquanto, o acesso ao Cosme Velho continuará fechado.
O Túnel Rebouças fechou ao tráfego na noite de terça-feira passada, dia 23, depois que um deslizamento de terra da encosta do Morro Cerro Corá bloqueou o acesso à galeria entre o Cosme Velho e a Lagoa , na pista sentido Zona Sul. Na segunda-feira, dia 29, começou um esquema especial que permitia a liberação das galerias no sentido Zona Norte , entre 5h e 15h, com inversão de mão para o sentido Zona Sul entre 16h e 24h.
O deslizamento de terra da encosta pode ter ocorrido em razão das fortes chuvas de semana passada ou devido a um vazamento de tubulação da Cedae no morro. Um laudo da Geo-Rio com as conclusões deve ser divulgado na semana que vem. Relatório parcial apontou o vazamento como causa principal da queda de barranco. A polêmica abriu uma crise entre a Prefeitura do Rio e a Companhia Estadual de Água e Esgoto(Cedae ), apontada pela administração municipal como responsável pelo episódio. O presidente da Cedae, Wagner Victer, e o secretário de Obras do município, Eider Dantas, trocaram farpas pela imprensa.
Em recado ao STF, Alcolumbre sinaliza embate sobre as emendas parlamentares
Oposição quer comando da comissão de relações exteriores para articular com direita internacional
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
Deixe sua opinião