O pré-candidato do PSDB, Beto Richa, lidera a pesquisa de intenção de votos para o governo do Paraná. Levantamento do Instituto Vox Populi, encomendado pela TV Bandeirantes e divulgado na noite desta terça-feira (18), mostra o ex-prefeito de Curitiba com 40% das intenções de votos. O segundo colocado é o pré-candidato do PDT, Osmar Dias, com 33%.
O pré-candidato e atual governador do estado Orlando Pessuti (PMDB) tem 10% das intenções de voto. Rubens Bueno (PPS) aparece com 3%. Os pré-candidatos Luiz Bergmann (PSOL) e Paulo Salamuni (PV) têm 1% das intenções. Lineu Tomas, do PMN, não alcançou 1%. Brancos e nulos somaram 2% e outros 10% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder a pesquisa.
A margem de erro é 3,7 pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa divulgada nesta terça-feira ouviu 700 pessoas entres os dias 8 e 12 de maio e perguntou aos entrevistados: "Se a eleição fosse hoje, em qual destes candidatos você votaria?".
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo 11.322/2010. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o registro é o 9210/2010.
Indefinição
A maior dúvida na corrida eleitoral paranaense está relacionada ao senador Osmar Dias. O pré-candidato do PDT afirma que, se não conseguir alianças para as eleições, pode desistir da disputa ao governo estadual. Sozinho, o PDT tem direito a apenas 1 minuto e 29 segundos diários de propaganda eleitoral, contra 4 minutos e 10 segundos do PSDB - do ex-prefeito de Curitiba - e 5 minutos e 50 segundos do PMDB, de Orlando Pessuti.
Dias, que já esteve próximo de acertar uma coligação com o PT, recebeu na semana passada uma proposta oficial do PSDB. Na última terça-feira (11), o presidente estadual tucano, Valdir Rossoni, e o presidente estadual do PDT, Augustinho Zucchi, estiveram reunidos.
O comando do PSDB propõe que Osmar Dias desista da candidatura e se alie a Beto Richa nas eleições de outubro. Em troca do apoio, Dias seria um dos concorrentes ao Senado dentro da coligação e o PDT ainda ganharia a vaga de vice-governador na chapa encabeçada pelos tucanos.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Deixe sua opinião