Há seis regras de ouro para quem quer divulgar um novo negócio. É o que diz o professor Troy Hefferman, do Centro Internacional da Plymouth University, no Reino Unido. Ele foi uma das principais atrações do Fórum Internacional de Sustentabilidade Empreendedorismo (Empresar 2013), evento da Escola de Negócios da Universidade Positivo com o apoio do projeto Empreender-PME da Gazeta do Povo que terminou ontem em Curitiba.
As dicas de Hefferman são: conheça seu cliente; compreenda seu mercado; saiba quais são os fatores externos que influenciam seu negócio; desenvolva um método de relacionamento; invista nas ações de marketing pela internet, bem mais baratas; e entregue um valor real ao cliente.
De maneira geral, segundo o professor, o fundamental é "pensar no negócio sob o ponto de vista do cliente, mostrando como o produto ou serviço pode ajudar a resolver problemas do dia a dia".
Para saber quais são esses problemas é preciso estar antenado nas notícias, nas tendências da região pretendida. "Assim, o empreendedor se antecipa às necessidades e pode ofertar o produto quando os clientes começarem a precisar dele", ressalta.
Conheça as "regras de ouro" do marketing para startups, segundo o professor do Centro Internacional da Plymouth University, Troy Hefferman:
Conheça seu cliente: Essa é a principal recomendação, de acordo com o especialista. O empreendedor deve pensar com a cabeça do cliente na hora de oferecer os benefícios do serviço ou produto.
Compreenda seu mercado: O empreendedor deve conhecer o ambiente competitivo do ambiente que está atuando e principalmente o segmento de mercado em que vai estar presente.
Saiba quais são os fatores externos que influenciam seu negócio: Conheça as grandes tendências da sociedade. A recomendação é ficar de olho nas mudanças de legislação, problemas de saúde, como a obesidade, por exemplo, além de temas voltados à sustentabilidade.
Desenvolva relacionamento: Mostre competência, confiança contratual e boa vontade aos clientes e fornecedores.
Tenha estratégia nas ações de marketing na internet: Divulgação pela internet tem o melhor custo-benefício para o empreendedor, pois o retorno é grande e o investimento é pequeno.
Entregue um valor real ao cliente: Mostre ao cliente como o produto ou serviço resolve os problemas de seu dia a dia, oferecendo-o com um preço apropriado.
- Solucionar problemas é o caminho certo para empreender, avalia Akiyama
- Pesquisa no empreendedorismo deve ser participativa, avalia professor da ISG
- Especialista debate lei americana que pode revolucionar financiamento de startups
- Quatro dicas para ser um bom empreendedor, segundo Enio Pinto
- Confira os destaques das principais palestras do Empresar
- Educação baseada em projetos pode despertar alunos empreendedores
- Ensino a distância torna aprendizado mais eficiente, salienta Christophe Peron
- Planeje mais suas ações, avalia sócio da Uatt?
- Bons modelos para empreender
- "Pessoas são as protagonistas do empreendedorismo", analisa Claudia Kipka
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast