Professor Troy Hefferman: pense com a cabeça do cliente| Foto: Daniel Derevecki /Divulgação

Há seis regras de ouro para quem quer divulgar um novo negócio. É o que diz o professor Troy Hefferman, do Centro Internacional da Plymouth University, no Reino Unido. Ele foi uma das principais atrações do Fórum Internacional de Sustentabilidade Empreendedorismo (Em­presar 2013), evento da Escola de Negócios da Universidade Positivo com o apoio do projeto Empreender-PME da Gazeta do Povo que terminou ontem em Curitiba.

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As dicas de Hefferman são: conheça seu cliente; compreenda seu mercado; saiba quais são os fatores externos que influenciam seu negócio; desenvolva um método de relacionamento; invista nas ações de marketing pela internet, bem mais baratas; e entregue um valor real ao cliente.

De maneira geral, segundo o professor, o fundamental é "pensar no negócio sob o ponto de vista do cliente, mostrando como o produto ou serviço pode ajudar a resolver problemas do dia a dia".

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Para saber quais são esses problemas é preciso estar antenado nas notícias, nas tendências da região pretendida. "Assim, o empreendedor se antecipa às necessidades e pode ofertar o produto quando os clientes começarem a precisar dele", ressalta.

Conheça as "regras de ouro" do marketing para startups, segundo o professor do Centro Internacional da Plymouth University, Troy Hefferman:

Conheça seu cliente: Essa é a principal recomendação, de acordo com o especialista. O empreendedor deve pensar com a cabeça do cliente na hora de oferecer os benefícios do serviço ou produto.

Compreenda seu mercado: O empreendedor deve conhecer o ambiente competitivo do ambiente que está atuando e principalmente o segmento de mercado em que vai estar presente.

Saiba quais são os fatores externos que influenciam seu negócio: Conheça as grandes tendências da sociedade. A recomendação é ficar de olho nas mudanças de legislação, problemas de saúde, como a obesidade, por exemplo, além de temas voltados à sustentabilidade.

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Desenvolva relacionamento: Mostre competência, confiança contratual e boa vontade aos clientes e fornecedores.

Tenha estratégia nas ações de marketing na internet: Divulgação pela internet tem o melhor custo-benefício para o empreendedor, pois o retorno é grande e o investimento é pequeno.

Entregue um valor real ao cliente: Mostre ao cliente como o produto ou serviço resolve os problemas de seu dia a dia, oferecendo-o com um preço apropriado.