Conheça melhor todas as empresas vencedoras
1º - GAZIN: Segredo do tetra é reconhecimento
2º - PERKINS: Ativos dentro e fora da empresa
3º - PORMADE: Aposta no crescimento de cada um
4º - VOLVO: Funcionários e comunidade envolvidos
5º - SICOOB: Índice para aferir felicidade
6º - I-CHERRY: Inovação é a palavra-chave
7º - MOINHO GLOBO: Feedback incentiva produtividade
8º - GOLSAT: Proposta é integração e engajamento
9º - DB1 IT: Diálogo aumenta a satisfação
Estimular a participação e se preocupar com a felicidade do funcionário são prioridades na gestão de pessoas da Sicoob Metropolitano, empresa de serviços financeiros com sede em Maringá.
Para o presidente da companhia, Ideval Luis Corioni, esse é o investimento que traz resultados. "O Sicoob vem colhendo os seus frutos, com muito trabalho e valorizando o nosso principal recurso, o capital humano", afirma.
Um dos projetos é o índice FIC Felicidade Interna do Cooperativismo , que mede o bem-estar dos colaboradores a partir de nove itens. A companhia também investiga como pode contribuir para melhorar o indicador. "O objetivo é fazer com que os colaboradores sejam felizes em sua plenitude, tanto no ambiente de trabalho quanto na sua vida pessoal", explica.
Para oferecer uma melhor experiência dentro da empresa, a diretoria promove conversas, treinamentos, pesquisas e a rodada de alinhamento estratégico, em que o presidente apresenta a visão, missão, valores e programas da empresa. Além disso, o Programa de Gestão de Desenvolvimento avalia os desempenhos dos funcionários para orientear as promoções.
Para ouvir a opinião dos colaboradores, há diversos canais de comunicação. Um deles é o Projeto Pensando no Futuro, que reúne mensalmente colaboradores de diferentes gerações para discutir os planos para os próximos anos. O Conexão Sicoob traz um espaço na intranet da empresa para que o trabalhador possa apontar sugestões, reclamações e críticas.