36 Ônibus grátis
O Intercampi é o ônibus da UFPR que liga vários setores da instituição. Estão no seu trajeto a Reitoria, os câmpus de Comunicação, Agrárias, Botânico, Politécnico, o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) e Artes. O serviço é gratuito aos estudantes, bastando apenas apresentar a carteirinha.
37 Sem vagas ociosas
Desde 2004, a UFPR tem um sistema de reaproveitamento de vagas para reduzir o número de cadeiras ociosas na graduação. O Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) permite a reopção de curso, mudança de câmpus e de turno, e a transferência externa, ou seja, alunos de outras instituições que queiram estudar na universidade.
38 Um espaço para todos
A UFPR usa um sistema de cotas sociais e raciais desde 2004. Neste ano, a universidade aderiu ao novo sistema proposto pelo governo federal, no qual a metade das vagas, até 2015, será destinada a estudantes vindos de escola pública. No último vestibular, 40% das vagas foram reservadas para os sistemas de inclusão.
39 De malas prontas
Estudantes da instituição podem fazer parte da graduação em outra universidade do país e até do exterior. Eles podem cursar um ou mais períodos fora da UFPR para ampliar seus conhecimentos e trocar experiência com outros acadêmicos da mesma área. Quando retorna, o aluno pede equivalência e segue o curso normalmente. Desde 2008, mais de 2 mil estudantes participaram de intercâmbios dentro e fora do Brasil.
40 Reitoria ocupada
A ocupação da Reitoria por alunos se tornou um ato de protesto e uma oportunidade de os estudantes terem reivindicações atendidas. A última delas ocorreu neste ano, durante a extensa greve dos professores. Solidários aos docentes e servidores, jovens tomaram o prédio, onde ficaram instalados por 17 dias.
41 Lembrança
"É com muito orgulho que faço parte, como ex-aluna, destes festejos. É com admiração que agradeço a todos os reitores, professores e funcionários que fizeram e fazem os sucessos desta universidade e contribuíram com otimismo, trabalho e dedicação para a formação de toda essa juventude."Odete Orzenn, ex-aluna da UFPR, via fax.
42 Sem lama não tem graça
Não se sabe exatamente quando começou, mas o banho de lama dos aprovados no vestibular da UFPR é uma das tradições universitárias mais conhecidas da cidade. Hoje, a comemoração é organizada pela própria instituição e ocorre todos os anos no câmpus Agrárias.
43 Um exército acadêmico
Confira quantas pessoas circulam atualmente pelos corredores da Federal:
26 mil alunos de graduação5,1 mil alunos de pós-graduação3.546 servidores técnico-administrativos3.518 professores
44 Estudantes representados
O Diretório Central dos Estudantes é o principal órgão de representação estudantil da universidade. O DCE da Federal tem 64 anos e teve atuação política em épocas importantes da história, como a ditadura militar. A chapa "Quem vem com tudo não cansa" foi eleita neste ano para ficar à frente do DCE em 2013.
45 Muita gente já passou por lá
Desde 1961, quando foi criada a unidade de Registro de Diplomas, 95 mil alunos foram diplomados pela Federal. Não há dados sobre a emissão de diplomas antes da década de 1960, mas, segundo a UFPR, seguramente passam de 100 mil.
46 Empresários de amanhã
Alguns cursos oferecem a seus alunos a oportunidade de vivenciar a profissão na prática durante a graduação. A UFPR têm 12 empresas juniores, grupos formados por mais de 300 estudantes. Entre as organizações da Federal estão a Fábrica de Comunicação, a JR Consultoria, a JR Design, Trilhas, Ejeq, Ecos, Ecomp etc.
47 Na cabeça dos jovens
A empresa júnior dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Gestão da Informação, a JR Consultoria, promove anualmente o Top of Mind Universitário. A ideia é descobrir quais as marcas que estão na cabeça dos estudantes de todas as instituições de curso superior de Curitiba, tanto públicas quanto privadas.
48 Festa na praça e edição extra
Todos os anos, os calouros conferem seu nome na lista dos aprovados em uma grande festa promovida pela Gazeta do Povo na Praça Carlos Gomes. Além de verem a lista com os aprovados em uma edição extra, os estudantes curtem o momento inesquecível ao som de bandas locais.
E você?O que a UFPR representa para você? Deixe abaixo a sua mensagem para a Federal.