O piloto australiano Will Power confirmou seu domínio na etapa de São Paulo da Fórmula Indy e vai largar na pole position na corrida deste domingo (28), cujo início está previsto para acontecer às 12h30, no circuito de rua do Anhembi. Depois de ganhar as duas edições já realizadas da prova paulistana, ele é novamente o favorito à vitória, para ampliar sua liderança no campeonato.
Além do domínio na etapa de São Paulo, Power já venceu 12 das 21 corridas disputadas em circuitos de rua desde que chegou à equipe Penske em 2010. Para levar a pole position, ele cravou a sua melhor volta no treino deste sábado em 1min21s4045, superando o escocês Dario Franchitti, da Chip Ganassi, que é tetracampeão da Indy e vai largar em segundo lugar (1min21s4485).
Grandes rivais da Indy na atualidade, Power e Franchitti travaram um duelo equilibrado nos treinos em São Paulo. Nas duas sessões livres deste sábado, cada um liderou uma delas, deixando o outro em segundo lugar. Na classificação, porém, o australiano superou o escocês e conseguiu a 26ª pole position de sua carreira na Indy. Agora, a disputa entre os dois promete ser acirrada na corrida.
O melhor brasileiro no grid de largada da etapa de São Paulo é Tony Kanaan. Ele chegou a entrar na segunda parte do treino de classificação, mas não conseguiu avançar para a disputa da pole position. Sofrendo para encontrar o acerto ideal do carro, o piloto da equipe KV, a mesma do estreante Rubens Barrichello, parte como 12º colocado na quarta etapa da temporada da Fórmula Indy.
Grande atração da torcida brasileira, em sua temporada de estreia na Indy depois de 19 anos na Fórmula 1, Rubinho ficou perto de entrar na segunda parte do treino de classificação, mas não conseguiu. Com isso, ele vai largar em 13º lugar, igualando a melhor posição de grid que já obteve na categoria - também foi o 13º colocado na etapa de abertura, em St. Petersburg (Estados Unidos).
Hélio Castroneves, por sua vez, ficou bastante chateado com sua performance na classificação. Depois de sofrer um pequeno acidente no segundo treino livre, disputado na manhã deste sábado, ele não conseguiu recuperar o ritmo e vai largar apenas na 20ª posição. Assim, o piloto da Penske, que era a maior esperança brasileira de vitória em São Paulo, terá que fazer uma prova de recuperação.
A outra representante do Brasil na prova é Bia Figueiredo, que conseguiu contrato com a equipe Andretti para correr apenas em São Paulo e na etapa seguinte do calendário, as 500 Milhas de Indianápolis, dia 27 de maio, nos Estados Unidos. Ainda se adaptando ao carro, ela não teve boa performance no treino classificatório deste sábado e vai largar apenas na 21ª colocação.
Confira o grid de largada da etapa de São Paulo:
1) Will Power (AUS/Penske)
2) Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi)
3) Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi)
4) James Hinchcliffe (CAN/Andretti)
5) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)
6) Justin Wilson (ING/Dale Coyne)
7) Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi)
8) Mike Conway (ING/AJ Foyt)
9) Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman)
10) Ryan Briscoe (AUS/Penske)
11) Marco Andretti (EUA/Andretti)
12) Tony Kanaan (BRA/KV)
13) Rubens Barrichello (BRA/KV)
14) Ernesto Viso (VEN/KV)
15) J.R. Hildebrand (EUA/Panther)
16) Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi)
17) Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton)
18) James Jakes (ING/Dale Coyne)
19) Sebastien Bourdais (FRA/Dragon)
20) Hélio Castroneves (BRA/Penske)
21) Bia Figueiredo (BRA/Andretti)
22) Ed Carpenter (EUA/Carpenter)
23) Simona de Silvestro (SUI/HVM)
24) Oriol Servia (ESP/Dreyer & Reinbold)
25) Katherine Legge (ING/Dragon)
26) Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman)