Adolescentes que passam uma hora a mais por dia usando a Internet, assistindo TV ou jogando jogos no computador arriscam ter desempenho em provas duas notas abaixo de seus pares que não fazem o mesmo, segundo pesquisa da Universidade de Cambridge.
Em um estudo com mais de 800 estudantes entre 14 e 15 anos, os pesquisadores da universidade também determinaram que a atividade física não tem efeito sobre o desempenho acadêmico.
Como trata-se de um estudo prospectivo, no qual os pesquisadores acompanharam os estudantes ao longo do tempo para ver como diferentes comportamentos afetaram o desempenho, os cientistas afirmaram que é razoável concluir que tempo demais em frente às telas reduz os resultados acadêmicos.
“Só mensuramos isso... no décimo ano (na Inglaterra), mas é provável que isso seja um recorte confiável do comportamento normal dos participantes, então podemos sugerir sensatamente que o tempo (em frente às) telas pode ser prejudicial às notas de um adolescente”, disse Kirsten Corder do Centro de Pesquisa em Dieta e Atividade da Universidade de Cambridge, que coliderou a pesquisa.
O estudo, publicado no International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, determinou que o tempo médio em frente às telas é de quatro horas por dia.
Uma hora a mais em frente à TV ou na Internet na idade de 14 anos e meio foi ligada a 9,3 pontos a menos em provas na idade de 16 anos - o equivalente a uma diferença de dois níveis na nota, por exemplo, de B para D. Duas horas extras foram ligadas a 18 pontos a menos.
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