Um cabo da Polícia Militar foi preso nesta quinta-feira (9) em uma operação conjunta da Polícia Civil, Subsecretaria de Inteligência de Segurança Pública e da Delegacia de Repressão a Crimes Organizados (Draco) na Favela de Antares, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. Na operação também foram detidos dois menores e foi preso um traficante.
Segundo a polícia, o PM preso facilitaria a passagem de traficantes em blitz policiais e contribuiria com transporte de armas e drogas. Ele será indiciado por associação com o tráfico.
Extorsão
Já o delegado Carlos Abreu, da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança, explica que durante as investigações ficou comprovado que o cabo da PM teria participado também de uma extorsão. Segundo Abreu, ele teria recebido cerca de R$ 10 mil para liberar um preso.
"Durante uma operação do 27º BPM (Santa Cruz), três homens foram presos, mas apenas dois foram apresentados à delegacia. O terceiro, que seria o gerente do tráfico na Favela de Antares, foi liberado pelo policial", informou o delegado.
Abreu disse ainda que a operação realizada nesta quinta teve como objetivo localizar criminosos que teriam saído do Conjunto de Favelas do Alemão e estariam refugiados na Favela de Antares. De acordo com as investigações, eles também teriam participado dos últimos ataques a veículos na cidade.
A operação contou com a participação de pelo menos cem policiais para cumprir 23 mandados de prisão, sendo que quatro pessoas já estavam presas.
"Essas operações vão continuar até que os integrantes dessas quadrilhas que participaram desses ataques sejam presos", afirmou o delegado.
O delegado disse ainda que o conjunto de Antares e a Favela do Rola são abastecidos de drogas pela mesma facção que controlava as favelas do Alemão.
De acordo com o comandante do 27º batalhão (Santa Cruz), tenente-coronel Danilo Nascimento, os policiais checam informação recebida pelo Disque-Denúncia de que os traficantes Polegar e Macarrão teriam fugido do Alemão em direção à favela da Zona Oeste. Segundo a polícia, Macarrão seria o chefe do tráfico da Favela de Antares.
Outras operações na Zona Oeste
O comandante do 14º BPM (Bangu), tenente-coronel José Macedo divulgou o balanço final das operações realizadas em três favelas da Zona Oeste do Rio nesta quinta. Ao todo, dois suspeitos morreram, outros cinco foram presos, nove veículos roubados foram recuperados e foram apreendidas duas pistolas e uma granada, além de uma quantidade de drogas ainda não contabilizada.
Os policiais fizeram incursões nas favelas da Coreia, em Senador Camará, e Vila Aliança, em Bangu, para combater o tráfico de drogas e o roubo de veículos. No início da operação, houve troca de tiros.
O material e os presos foram levados para a 33ª DP (Realengo). Cerca de 40 homens participaram das ações.
Já na Vila Kennedy, policiais do 14º BPM prenderam mais dois homens. Um seria assaltante e o outro traficante da Vila Kennedy, que estava no conjunto de favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. Ele teria retornado à Vila Kennedy, segundo o batalhão, depois que o Alemão foi ocupado pela polícia.
- Receita apreende 12 t de mercadorias contrabandeadas no Galeão, no Rio
- Operações têm dois mortos e quatro presos na Zona Oeste do Rio
- Polícia prende suspeito de lavar dinheiro do tráfico do Alemão
- Luxuosa casa de traficante receberá obras para ser sede da PM no Alemão
- Policial que abrigava traficante do Alemão é indiciado, diz delegado
- Polícia apura se traficante do Alemão estava em casa de PM
- Após ocupação, Alemão começa a receber turistas
- Corregedoria apura fuga de traficante em carro da polícia
- Marinha deixa operações no Complexo do Alemão
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião