A greve dos funcionários do Hospital de Clínicas (HC) contratados por meio da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) foi declarada abusiva pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na madrugada desta sexta-feira (6). A decisão é da desembargadora Ana Carolina Zaina.
Com a decisão, os funcionários do HC devem retornar ao trabalho ainda nesta sexta-feira (6), assim que o sindicato da categoria (Sinditest) for notificado. Isso pode ocorrer a qualquer momento, a partir das 6 horas. Em caso de descumprimento, a entidade será multada em R$ 100 mil por dia. Nesta quinta-feira (5), vários serviços foram afetados no HC por causa da paralisação.
Na decisão, a desembargadora afirma que a greve foi deflagrada após o acordo coletivo ter sido firmado, o que é vedado pela lei 7.783/89. Ela informou também que as negociações conciliatórias decorridas até então perderam o efeito.
Com isso, volta a tramitar a ação civil pública do Ministério Público do Trabalho que recomendou a demissão dos 900 funcionários da Funpar.
Segundo o TRT, por causa dos prazos processuais para a manifestação das partes, o julgamento do dissídio coletivo deve ocorrer nas próximas semanas.
Greve
A categoria entrou em greve na última quarta-feira (4) porque é contra a adesão do HC à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Segundo um comunicado divulgado no site do sindicato da categoria - Sinditest-PR -, os trabalhadores entendem que a adesão é prejudicial tanto para a população como para os funcionários do HC. "Caso a Ebserh seja aprovada pelo Coun [...], a empresa fará as demissões de todos os trabalhadores fundacionais de maneira escalonada, conforme declaração do próprio Reitor Zaki Akel Sobrinho à imprensa", afirma a nota.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora