Uma operação para desarticular a mais organizada das quadrilhas de roubo a carros do Rio Grande do Sul foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (6) pela Polícia Civil. Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e outros 24 de prisão temporária.
Ao todo, 18 pessoas já tinham sido presas até a manhã desta quinta, segundo o delegado Juliano Ferreira, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Porto Alegre.
A polícia diz acreditar que, apenas neste ano, 200 carros tenham sido roubados pelo bando. Os veículos eram enviados para Santa Catarina, Paraná e Paraguai.Os bandidos eram responsáveis ainda por roubo de carga, clonagem de carros, uso e comércio ilegal de explosivos e tráfico de drogas e armas.
As investigações apontaram que a quadrilha era comandada pelo assaltante de bancos e carros-fortes José Carlos dos Santos, o Seco, que está preso desde 2006. De dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, ele dava ordens ao grupo. As conversas foram gravadas com autorização da Justiça.
Segundo o delegado, a Polícia Civil investigou cerca de 80 pessoas ao longo de um ano.
As ações ocorreram nesta quinta-feira em Porto Alegre, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Charqueadas, Farroupilha e Santa Maria.
- TJ suspende proibição de uso de bala de borracha pela Polícia Militar de SP
- Pacientes são isolados por causa de superbactéria em hospital de Maringá
- Nível do Sistema Cantareira cai para 11,7%
- STJ nega pedido de liberdade e mantém prisão de Gil Rugai
- Líder indígena é assassinada 16 dias após participar de protesto no STF
- Promotor pede que ruralista de Cascavel seja julgado em Curitiba
- Servidores de Rio Branco do Sul reclamam de corte em benefícios
- PM mata dois suspeitos de roubo na zona leste de São Paulo
- Água chega com gosto de barro a bairros de São Paulo
- Veículo pega fogo após perseguição policial no Centro de Curitiba