• Carregando...
Integrantes da comissão dos Direitos Humanos da OAB visitaram as instalações do IML nesta quarta-feira | Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Integrantes da comissão dos Direitos Humanos da OAB visitaram as instalações do IML nesta quarta-feira| Foto: Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Pelo menos 78 corpos de indigentes continuam à espera de enterro no Instituto Médico Legal (IML), em Curitiba. Destes, 70 deverão ser enterrados ainda este mês. A informação foi dada pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), durante a nova vistoria realizada nesta quarta-feira (6), após a conversa com o diretor-geral do IML, Porcídio D’Otaviano de Castro. A visita ao Instituto de Criminalística (IC), também programada para esta quarta, foi adiada para a próxima semana.

Na primeira visita realizada pelo grupo, no dia 17 de março, 119 corpos sem identificação permaneciam armazenados no local. Destes, 81 foram enterrados até esta quarta. Outros 38 ainda não foram sepultados e cerca de 40 corpos deram entrada desde março. A direção do IML considera normal manter até 40 corpos armazenados no local.

A vice-presidente Isabel Kluger Mendes afirmou, após visita ao necrotério, que a situação no IML ainda é grave. O necrochorume (líquido proveniente do cadáver) continua escorrendo das câmaras frias e sendo controlado com pedaços de panos. Na próxima semana, a denúncia de que os líquidos estariam entrando na rede de esgoto também deverá ser averiguada por uma equipe de técnicos da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar), juntamente com uma empresa particular.

De acordo com o diretor-geral, medidas emergenciais estão sendo tomadas, como a aquisição de 25 viaturas, com prioridade para Curitiba; a constituição de uma equipe de funcionários para a agilização das liberações judiciais; e a implantação do uso de pulseiras plásticas para a identificação segura dos corpos. A médio e longo prazos, foram informados a possível compra de um novo cromatógrafo (equipamento que realiza o exame de dosagem de substâncias químicas), solicitado para o governo federal. Além disso, há o projeto da nova sede do IML, que deverá estar construída até julho de 2013, na Vila Izabel. O diretor-geral do IML não quis se pronunciar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]