Projeto preliminar prevê a construção do metro sob as canaletas dos ônibus| Foto: Site da Prefeitura de Curitiba

Projeção

A proposta inicial prevê a construção da Linha Azul do metrô, com 22 quilômetros de extensão entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul. O sistema será subterrâneo em 19 quilômetros, escavado sob a canaleta do atual sistema de ônibus. No trecho entre o Passeio Público e a Praça Eufrásio Correia, o metrô passará embaixo das ruas Riachuelo e Barão do Rio Branco, um antigo corredor dos ônibus expressos.

A linha terá ainda um trecho elevado na Avenida Winston Churchill de 500 metros após o Terminal do Pinheirinho até a BR-476. Depois seguirá em superfície pela rodovia até o futuro Terminal da CIC-Sul, onde será implantado um Complexo que terá pátio de estacionamento, Centro de Controle Operacional e Centro de Manutenção, com os acessos especiais para os veículos do metrô.

Foram previstas no projeto 21 estações de embarque e desembarque ao longo da linha, com distância média de mil metros entre elas. O veículo a ser utilizado deverá ter características leves podendo transportar aproximadamente 1.150 passageiros, em cada composição formada por quatro carros motorizados. A velocidade máxima prevista será de 80 km/h e a velocidade média operacional de 35 km/h.

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O projeto preliminar de implantação da primeira linha do metrô em Curitiba foi apresentado, nesta quarta-feira (4), aos técnicos do Ministério do Planejamento, em Brasília. Na terça-feira (3), o prefeito Beto Richaassinou os contratos com as empresas que venceram a licitação para realizar os estudos de engenharia e impacto ambiental da obra. Os projetos custarão R$ 2,68 milhões ao município.

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O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida, falou sobre o Plano de Mobilidade, que define as diretrizes para a cidade até 2020. Esta foi a primeira reunião técnica do projeto. As discussões anteriores eram políticas.

O diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Raul De Bonis, disse que o Ministério do Planejamento é passagem obrigatória para cidades que estão em busca de recursos para projetos de implantação do metrô. Ele fez uma análise positiva do encontro. "A reunião foi muito boa e as condições de Curitiba, que já possui um sistema integrado, tem alcance na Região Metropolitana e pretende implantar o sistema debaixo das canaletas que já existem, são extremamente favoráveis", avaliou.

O encontro entre os técnicos da Prefeitura foi agendado no início de fevereiro, quando Richa se encontrou, em Brasília, com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Mesmo sem a verba garantida, Richa anunciou na terça-feira o início das obras de construção do metrô em 2010. O valor estimado do projeto é de R$ 2 bilhões e seria custeado pelo governo federal, iniciativa privada e pelo município.

Sistema

O metrô de Curitiba será construído embaixo das canaletas, atualmente usadas exclusivamente para o tráfego dos ônibus biarticulados. A proposta é que o metrô seja o mais superficial possível, mesmo sendo subterrâneo. Detalhes como a profundidade em cada ponto serão definidos durante os estudos e projetos de engenharia.

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O sistema que se pretende utilizar - cut and cover - é mais barato do que o convencional (de túnel). Consiste na execução das paredes de contenção a partir da superfície através do cravamento de estacas nas laterais da via, as escavações só acontecem depois da construção da laje superior e, por último, os acabamentos nas paredes e o piso.