As escolas municipais de Curitiba irão dispensar mais cedo os alunos nesta quinta-feira (11) devido aos protestos que ocorrem na capital paranaense, que integram a mobilização nacional das centrais sindicais chama de Dia de Lutas. A antecipação na saída ocorre devido à ameaça de paralisação de três horas no transporte coletivo, feita por motoristas e cobradores.
A partir das 15 horas, os estudantes da rede pública serão dispensados. Mas os pais que não puderem buscar os filhos podem ir até às escolas pegar os filhos mais tarde. A prefeitura de Curitiba, por meio da assessoria de imprensa, informou que a merenda normal foi entregue nas escolas sem problemas durante o dia. Haverá funcionários nas escolas até que as todas as crianças possam ser levadas para casa pelos responsáveis.
As aulas da rede municipal vão apenas até esta sexta-feira (12), quando começa o período de férias de julho. A Secretaria de Educação informou que o número de alunos que comparecem às aulas já é reduzido devido a esse fator. Isso facilitou o planejamento do órgão para suprir a possível falta de transporte público para as crianças.
A presença nas aulas não é obrigatória, segundo a prefeitura. Os pais que quiserem manter os filhos em casa, para evitar transtornos, podem optar por não levar os estudantes à escola. As aulas, no entanto, não foram canceladas, como reforçou o órgão.
Rede estadual
A rede estadual de ensino, que tem estudantes a partir do sexto ano, não será prejudicada, já que os alunos estão de férias desde esta quarta-feira (10).