São Paulo - Subiu para para 81 o número de casos confirmados de leptospirose no estado de Santa Catarina, segundo boletim divulgado ontem pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria do Estado da Saúde. Segundo o órgão, o número de casos suspeitos é de 254.
Segundo o balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil Estadual, as chuvas que assolaram Santa Catarina já deixaram 128 mortos e 26 pessoas permanecem desaparecidas. Além disso, 33.479 pessoas continuam fora de suas casas: 6.243 estão em abrigos públicos e 27.236 estão hospedadas em casas de amigos e parentes.
A Dive recomenda que quem apresentar sinais de febre, cefaléia e mialgia (dores no corpo) que tenha sido exposto à água ou lama de enchente nos 30 dias anteriores à data do início dos sintomas deve procurar uma unidade de saúde.
O governo de Santa Catarina alerta que não existe vacina contra a leptospirose e orienta para que a população evite contato direto com as águas de enchente ou com lama contaminada.