O Shopping Crystal Plaza, localizado no Batel, em Curitiba, extinguiu nesta sexta-feira (4) a área destinada a fumantes que mantinha na praça de alimentação. O fumódromo, que era delimitado por paredes de vidro e por onde passavam entre 800 e mil pessoas por dia, passou a ser incorporado ao restante do espaço destinado à alimentação. De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, a medida foi tomada com o objetivo de cumprir a lei sancionada pelo prefeito Beto Richa (PSDB) no último dia 19 que proíbe a existência de espaços reservados para fumantes em ambientes de uso coletivo e entrará em vigor em novembro.
Segundo a assessoria de imprensa do shopping, funcionários, lojistas e frequentadores já haviam sido informados sobre a desativação da área de fumantes nos últimos dias, por meio de treinamentos e avisos com o símbolo de área livre de fumo. A mudança passou a valer na manhã desta sexta-feira. Em média, 15 mil pessoas passam por dia pelo local.
Sancionada no dia 19 de agosto, a lei que proíbe o fumo em todos os ambientes fechados de uso coletivo de Curitiba tem prazo de 90 dias para entrar em vigor. A nova lei prevê multa de R$ 1 mil a quem descumprir a medida e, em caso de reincidência, R$ 2 mil. O projeto ainda lista as punições já previstas no Código Municipal de Saúde, que podem resultar até no cancelamento do alvará de funcionamento. A fiscalização do cumprimento da nova determinação ficará sob responsabilidade de 220 técnicos da Vigilância Sanitária.
Um projeto de lei semelhante, que pode estender a restrição ao tabaco a todo o estado, é discutido na Assembleia Legislativa do Paraná. A polêmica do assunto, principalmente com relação à liberação ou não da existência de fumódromos, entretanto, vem protelando a votação final da proposta. Por conta do recesso da Independência e do dia padroeira de Curitiba, caso não haja sessões extraordinárias, a previsão é que a votação do projeto em plenário seja ocorra somente após o dia 15 de setembro.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora