Crianças devem ser orientadas quanto à higiene, alimentação e hidratação antes de voltarem para às aulas| Foto: Daniel Derevecki

Com o fim das férias nas praias, os pais devem ficar atentos à saúde das crianças. A volta às aulas e a mudança de hábitos pode deixar os pequenos mais expostos à problemas. Os cuidados essenciais são com a higiene das mãos, dos alimentos e sobre a hidratação. Os filhos devem ser orientados para tomar as atitudes corretas e saudáveis durante o dia a dia.

CARREGANDO :)

O médico Gilberto Pascolat, chefe do serviço de pediatria do Hospital Evangélico, dia que as crianças devem ser estimuladas a manter os mesmos cuidados com a higiene de casa na escola. Só lavar corretamente e constantemente as mãos - principalmente antes das refeições e depois de ir ao banheiro - já pode evitar doenças causadas por vírus e bactérias, como diarreia, outras gastroenterites e até mesmo a gripe A H1N1.

O pediatra explica também que os pais devem estar atentos na hora de montar a lancheira. Com as altas temperaturas, os alimentos estragam com mais facilidade. É preciso ter cuidado com os ingredientes dos sanduíches, como a maionese, e também com os laticínios. "O cardápio deve ser leve. Frutas, sucos e água sempre devem estar presentes no lanche das crianças", afirma Pascolat.

Publicidade

Se as crianças tiverem diarreia, vômito, febre alta, ou qualquer outro sintoma é preciso procurar um médico para avaliar o caso e dar o diagnóstico correto. O pediatra destaca que os pais nunca devem medicar os filhos por conta própria. "Eles não sabem qual é o problema e podem complicar o caso", diz.

Água

Outra questão fundamental diz respeito ao perigo da desidratação nesta época do ano. Nas férias os pais costumam oferecer líquidos para a crianças. Mas na escola não é possível fiscalizar se os pequenos estão ingerindo água o suficiente. Por isso, os pais devem orientá-los e explicar sobre a importância de se hidratar.

Ainda é necessário observar se há manchas na pele das crianças ou alergias causadas pelo calor. Caso isso aconteça, a orientação é para que se procure um médico, que vai descobrir o que ocasionou o problema e medicar corretamente.

Publicidade